Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas

Introdução

O Instituto de Letras e Ciências Humanas é uma unidade orgânica permanente da Universidade do Minho, homóloga das Faculdades de Letras, que tem por finalidade assegurar a investigação, o ensino, e outros serviços especializados, no domínio das Letras e Ciências Humanas, em articulação com as restantes estruturas da Universidade e de acordo com os objectivos gerais definidos nos seus Estatutos.

A nível internacional, o Instituto mantém contactos e intercâmbios permanentes, quer com Universidades da União Europeia, quer com outras Universidades, com base em Protocolos efectuados para o efeito, acompanhando e participando activamente na vida universitária internacional.

A prossecução dos objectivos do Instituto é assegurada por órgãos que têm por finalidade a direcção, o desenvolvimento e a gestão das suas actividades, nas dimensões cultural, científica, pedagógica e de serviços, bem como a gestão administirativa e financeira.

Órgãos do Instituto

  • Conselho do Instituto
  • Presidente do Instituto
  • Conselho Científico
  • Conselho Pedagógico
  • Conselho Consultivo

Presidente:

Eunice Maria da Silva Ribeiro

Professora Catedrática

Vice-Presidentes:

Maria Cristina Daniel Álvares

Professora Associada c/ Agregação

Joaquín Nuñez Sabarís

Professor Associado

Ana Lúcia Carmo Almeida Amaral Curado

Professora Auxiliar

Mensagem do Presidente

Bem-vindo/a ao Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)!

Enquanto Escola da Universidade do Minho (UM) consagrada ao ensino, aprendizagem e investigação em diversas áreas das Ciências Humanas e das Artes, o ILCH conta atualmente com uma ampla gama de oferta formativa nos domínios das Ciências da Linguagem, das Literaturas e das Culturas, da Filosofia e dos Estudos Artísticos. Situado no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, no Edifício dos Congregados (Avenida Central, Braga), onde decorre a Licenciatura em Música, e em Guimarães, cidade que acolhe a Licenciatura em Teatro, o ILCH apresenta-se como um espaço multicultural e multilingue, com docentes e estudantes oriundos de diferentes países e geografias culturais e em que se realiza um grande número de projetos de cooperação nacional e internacional.

A oferta curricular do Instituto inclui com efeito um leque alargado de cursos de graduação e de pós-graduação desde a Filosofia à Linguística e às Línguas Aplicadas, passando pelos Estudos Lusófonos, pelos Estudos Comparados, pelas Línguas e Literaturas Europeias e pelos Estudos Orientais, a que se acrescentaram mais recentemente os cursos de Música e de Teatro. Participa além disso num grande número de outras licenciaturas da universidade, quer através de unidades curriculares de línguas e culturas, quer através dos cursos livres de Línguas Estrangeiras ou de Português Língua Estrangeira promovidos pelo BabeliUM - Centro de Línguas com progressiva implantação no tecido académico e social.

O trabalho de investigação desenvolvido no ILCH integra-se no Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), centro de investigação financiado pela FCT avaliado como Excelente, e responsável pela revista Diacrítica, publicação científica indexada na base de dados internacional SciELO, com periodicidade anual, distribuída por três séries (Ciências da Linguagem, Ciências da Literatura, Filosofia e Cultura) .

Ao longo do ano, o ILCH desenvolve um grande número de iniciativas de carácter cultural e científico dedicadas à comunidade universitária e à sociedade em geral. Estas actividades de extensão, promovidas pelos Departamentos, pelo CEHUM e pelo BabeliUM, acontecem regularmente e incluem desde acções de formação e cursos livres, a oficinas diversas, conferências, seminários, espetáculos e exposições. Realizam-se periodicamente masterclasses de Música no Edifício dos Congregados, dirigidos por professores de renome internacional, seminários abertos de Literatura e de Linguística, clubes de leitura literária e filosófica, concertos e performances teatrais em diferentes espaços culturais da região.

Como espaços por excelência de criação, de experimentação e de crítica das ideias, como lugares de conceção de formas alternativas de existência contra as matrizes institucionalizadas, a Filosofia, as Literaturas, as Artes detêm um papel central na formação de um sujeito livre e de um cidadão social, moral e intelectualmente responsável. A política de multilinguismo abraçada pelo ILCH sustenta-se no entendimento das línguas como pátrias ou ‘mátrias’ de cultura e instrumentos indispensáveis para o diálogo intercultural. passando necessariamente pela defesa e pela promoção da Língua Portuguesa face a modelos tendencialmente hegemónicos. O ILCH encontra-se, desta feita, intimamente comprometido com a missão assumida pela UM de «construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas», capaz de fornecer a consciência histórica global indispensável à afirmação da liberdade individual e coletiva.

Nas diferentes secções desta página poderá encontrar informação detalhada e atualizada sobre a vida do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Se não encontrar a informação que procura, não hesite em contactar-nos.

Esta escola oferece programas em:
  • Portuguese (Portugal)

Veja Licenciatura »

Programas

Esta escola também oferece:

Licenciatura

Licenciatura / Graduação em Estudos Culturais

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

Esta licenciatura pretende formar agentes e mediadores dotados de múltiplas competências que lhes permitam integrar projetos profissionais em organismos públicos e privados do setor sociocultural. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 3 anos letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Línguas e Culturas LICENCIATURA | 3 ANOS PÓS-LABORAL Esta licenciatura pretende formar agentes e mediadores dotados de múltiplas competências que lhes permitam integrar projetos profissionais em organismos públicos e privados do setor sociocultural. O plano de estudos caracteriza-se pela multidisciplinaridade, valorizando várias áreas do saber. O licenciado deverá ser proficiente em duas línguas estrangeiras (comunicação intercultural) e ter conhecimentos aprofundados quer da diversidade cultural lusófona quer de várias outras culturas. As abordagens históricas e comparativas, aliadas ao estudo de diversos aspetos da vida civilizacional contemporânea (ciência, tecnologia, cultura digital), visam desenvolver um espírito analítico e crítico que seja capaz de entender a complexidade das práticas e dos discursos culturais. Saídas profissionais 1. Que saídas profissionais proporciona a licenciatura em Estudos Culturais? O licenciado em Estudos Culturais deverá ser capaz de integrar projetos de gestão cultural; criar ou participar na criação de empresas ligadas à indústria cultural; criar produtos culturais de diversa natureza (e.g. roteiros a partir da obra de escritores e artistas, prospetos, brochuras, guias). 2. Onde pode trabalhar um licenciado em Estudos Culturais? Institutos do Estado ligados ao sector cultural (e.g. Ministério da Cultura, Secretaria de Estado do Espetáculo, Inspeção-Geral das Atividades Culturais, Direção-Geral das Artes, Observatório das Atividades Culturais, Instituto do Cinema e do Audiovisual, Cinemateca - Museu do Cinema, Instituto Português do Património Arquitetónico, Direções Regionais de Cultura); Ministério dos Negócios Estrangeiros (carreira de adido cultural); organismos culturais internacionais (e.g. U.N.E.S.C.O.); Universidades; Bibliotecas; Museus; empresas promotoras de eventos culturais; Câmaras Municipais; entrepostos de Turismo. [-]

Licenciatura / Graduação em Estudos Portugueses e Lusófonos

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

A licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos proporciona uma formação geral e interdisciplinar, através do estudo da língua portuguesa nas suas variantes europeias e não europeias, bem como das culturas e literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa, a par de uma sólida formação no domínio dos estudos clássicos. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 6 semestres letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Literatura Portuguesa e Lusófona LICENCIATURA | 3 ANOS A licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos proporciona uma formação geral e interdisciplinar, através do estudo da língua portuguesa nas suas variantes europeias e não europeias, bem como das culturas e literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa, a par de uma sólida formação no domínio dos estudos clássicos. Tendo como horizonte preferencial de empregabilidade as áreas da cultura e do ensino, este curso habilita os seus licenciados a ensinar e a agir adequadamente em contextos permeados pelos novos media e pelos novos comportamentos e linguagens de cultura. Saídas profissionais Actividade editorial; Animação Cultural; Arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus; Assessoria; Instituições públicas (administração local, regional e central) e instituições privadas; Comunicação social; Crítica literária ou artística (jornais, revistas, publicações da internet e outros meios); Ensino público, privado e cooperativo; Investigação; Indústrias da cultura; Mundo empresarial; Relações públicas; Tradução. [-]

Licenciatura / Graduação em Filosofia

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

Este curso possibilita aos estudantes o aprofundamento dos principais temas e problemas da Filosofia. A licenciatura em Filosofia da Universidade do Minho é particularmente recomendável a todos os que procuram uma formação cultural sólida e o desenvolvimento das suas competências de pensamento crítico e expressão. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 6 semestres letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Filosofia História da Filosofia Lógica e Conhecimento LICENCIATURA | 3 ANOS Este curso possibilita aos estudantes o aprofundamento dos principais temas e problemas da Filosofia. A licenciatura em Filosofia da Universidade do Minho é particularmente recomendável a todos os que procuram uma formação cultural sólida e o desenvolvimento das suas competências de pensamento crítico e expressão. Assim, o perfil do estudante desta licenciatura engloba aqueles que agora terminam os estudos secundários, mas também os que já tiveram uma experiência profissional e procuram uma qualificação suplementar num mercado de trabalho em que, mais do que a especialização, contam a capacidade de adaptação e a flexibilidade. Saídas profissionais Actividade editorial; Arquivos, bibliotecas e centros de documentação; Assessoria; Carreira administrativa em instituições públicas (administração local, regional e central) e instituições privadas; Comissões de ética em instituições estatais e privadas; Comunicação social; Crítica - analisar obras artísticas, literárias e científicas, escrevendo para jornais, revistas, publicações da internet e outros meios; Diagnóstico cultural e comentário político - analisar a sociedade em questões estéticas, éticas e políticas; Dinamização cultural; Diplomacia - um licenciado em Filosofia pode candidatar-se à carreira diplomática; Ensino público, privado e cooperativo, no nível de ensino secundário e no nível de ensino superior; Investigação - uma licenciatura em Filosofia é obrigatória para desenvolver uma carreira de investigação científica em áreas como a reflexão sobre a arte, a ética, a bioética, a lógica, a filosofia da ciência, a filosofia política, entre muitas outras; Indústrias da cultura; Mundo empresarial; Relações públicas. [-]

Licenciatura / Graduação em Línguas Aplicadas

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

É objetivo desta licenciatura a formação em Língua Materna e Línguas Estrangeiras, na perspetiva da sua aplicação a áreas da vida social, económica, científica e técnica, aliada a competências de tradução e documentação e à capacidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 6 semestres letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Tradução e Documentação, Línguas LICENCIATURA | 3 ANOS É objetivo desta licenciatura a formação em Língua Materna e Línguas Estrangeiras, na perspetiva da sua aplicação a áreas da vida social, económica, científica e técnica, aliada a competências de tradução e documentação e à capacidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação. O licenciado em Línguas Aplicadas tem conhecimento aprofundado nas áreas da Linguística, dos Estudos de Tradução e Documentação, bem como competências de utilização escrita e oral das línguas e de gestão e utilização de recursos informáticos de apoio ao trabalho das línguas. Saídas profissionais Está preparado para trabalhar nos mais diversos setores relacionados com a comunicação e a redação em várias línguas, em tradução geral ou técnica, comunicação empresarial, empresas de localização ou legendagem, turismo, interpretação comunitária, produção de ferramentas terminológicas ou trabalho editorial e redatorial em organismos nacionais e internacionais. [-]

Licenciatura / Graduação em Línguas e Culturas Orientais

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

Curso com o núcleo duro no ensino das línguas chinesa major e japonesa minor, faladas e escritas, preparando os alunos para uma base sólida de língua chinesa, com conhecimento sobre as realidades cultural e socioeconómica da China. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 6 semestres letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Língua Chinesa LICENCIATURA | 3 ANOS Curso com o núcleo duro no ensino das línguas chinesa major e japonesa minor, faladas e escritas, preparando os alunos para uma base sólida de língua chinesa, com conhecimento sobre as realidades cultural e socioeconómica da China. O ensino de língua chinesa usa os critérios do exame oficial de chinês HSK. Depois de três anos de estudo, o aluno é fortemente recomendado para aprofundar os seus estudos de língua chinesa em sede de Mestrado. Existe também a possibilidade de realizar estudos de língua japonesa em regime de mobilidade, no Japão, durante um semestre. As saídas profissionais relacionam-se com as áreas da tradução, atividade educativas, empresariais e turísticas. Saídas profissionais Saídas profissionais nas áreas da tradução e interpretação, atividade jornalística e editorial, diplomacia económica, marketing, turismo, consultoria e serviços, e ensino, atividades que exijam competência ao nível das línguas e culturas em questão. [-]

Licenciatura / Graduação em Línguas e Literaturas Europeias

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

O estudante que ingressar nesta licenciatura obterá uma sólida formação nas Humanidades (Língua, Linguística, Literatura e Cultura da Língua I - major Português/Inglês, e Língua II -minor Inglês/Alemão/Francês/ Espanhol), ligada a uma componente de teor mais prático e profissionalizante, com vista à qualificação de profissionais nas áreas da cultura, dos media, da supervisão editorial, da indústria cultural e criação de conteúdos, da tradução e da preservação de património. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 3 anos letivos Regime: Normal Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Línguas e Literaturas LICENCIATURA | 3 ANOS O estudante que ingressar nesta licenciatura obterá uma sólida formação nas Humanidades (Língua, Linguística, Literatura e Cultura da Língua I - major Português/Inglês, e Língua II -minor Inglês/Alemão/Francês/ Espanhol), ligada a uma componente de teor mais prático e profissionalizante, com vista à qualificação de profissionais nas áreas da cultura, dos media, da supervisão editorial, da indústria cultural e criação de conteúdos, da tradução e da preservação de património. A variante monolingue Inglês visa facultar uma formação sólida em estudos ingleses. Em articulação com cursos de 2º ciclo, qualifica os estudantes para a docência nos ensinos Básico e Secundário. major Inglês - minor Alemão/Espanhol/Francês major Português - minor Alemão/Espanhol/Francês Inglês monolingue Saídas profissionais Esta licenciatura fornece qualificações para o exercício de atividade profissional nos domínios dos media no contexto do multilinguismo e multiculturalismo, da assessoria cultural no âmbito das administrações central e local, da supervisão editorial, da indústria cultural ou de conteúdos e da tradução. Em articulação com cursos de 2º ciclo (mestrado), qualifica os estudantes para a docência na área das línguas (Português, Espanhol, Alemão, Francês) nos ensinos Básico e Secundário. [-]

Licenciatura / Graduação em Música

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

A Licenciatura em Música proporciona uma formação fortemente especializada em Instrumento, Ciências Musicais, Direção Coral. São estimuladas a mobilidade e o intercâmbio académico no quadro de formação proporcionada pelas instituições da rede de ensino superior universitário europeu. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 3 anos letivos Regime: Pós-laboral Local: Campus de Gualtar, Braga Área científica predominante: Música LICENCIATURA | 3 ANOS PÓS-LABORAL A Licenciatura em Música proporciona uma formação fortemente especializada em Instrumento, Ciências Musicais, Direção Coral. São estimuladas a mobilidade e o intercâmbio académico no quadro de formação proporcionada pelas instituições da rede de ensino superior universitário europeu. Numa cultura de competitividade e empregabilidade, internacionalização e enraizamento na extensão à comunidade são paradigmas deste projeto de ensino com um corpo docente internacional e uma forte vertente performativa e investigativa de cariz universitário direcionados para o exercício de profissões musicais e acesso ao 2º ciclo profissionalizante na área do ensino. - Pré-requisitos Saídas profissionais 1. Ciências Musicais: Investigação Musicológica, Edição, Crítica, Divulgação e Gestão do património musical e atividades culturais e acesso ao 2º ciclo profissionalizante - Mestrado em Ensino de Música. 2. Instrumento: Profissões artísticas performativas e acesso ao 2º ciclo profissionalizante - Mestrado em Ensino de Música. 3. Direção Coral: Profissões artísticas performativas no âmbito da Direção Coral e acesso ao 2º ciclo profissionalizante - Mestrado em Ensino de Música. [-]

Licenciatura / Graduação em Teatro

campus Tempo integral September 2017 Portugal Braga

Este ciclo de estudos, com perfil único no país, oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos, críticos e professores. [+]

Grau académico: Licenciado (pós-Bolonha) ECTS: 180 Duração: 6 semestres letivos Regime: Normal Local: Campus de Azurém, Guimarães Área científica predominante: Prática Teatral LICENCIATURA | 3 ANOS Este ciclo de estudos, com perfil único no país, oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos, críticos e professores. À luz de uma abordagem interdisciplinar e intercultural, o curso oferece uma variedade de experiências performativas e académicas que preparam os estudantes para o mundo profissional e onde os estudantes trabalham com profissionais de espetáculo na preparação de exercícios performativos apresentados publicamente para a comunidade local e regional. Saídas profissionais A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho abriu pela primeira vez em 2012 e oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos e críticos. Com este curso, podem ainda escolher seguir a via do ensino, direção de atores, assistentes de encenação, programadores ou produtores teatrais. [-]

Contacte
Local de visita
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Braga, PT