Bacharel em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pequenos Negócios
Brno University of Technology
Informação chave
Localização do campus
Brno, Checa, República
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
3 anos
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 1800 / per year *
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Sep 2024
* 1500, - EUR / ano acadêmico para cidadãos da UE / 8000, - EUR / ano acadêmico para cidadãos de países terceiros
Introdução
Empreendedorismo e desenvolvimento de pequenas empresas
Corpo docente: FBM Abreviatura: BAK-ESBD Acad. ano: 2022/2023
Tipo de programa de estudos: Bacharelado
Código do programa de estudo: B0413P050016
Grau concedido: Bc.
Língua de ensino: Inglês
Credenciamento: 8.10.2019 - 8.10.2029
Requisitos Específicos de Admissão: A condição de admissão é o ensino médio completo.
Perfil do programa: Profissionalmente orientado
Modo de estudo: estudo em tempo integral
Duração padrão do estudo: 3 anos
Supervisor do programa : doc. Ing. Robert Zich, Ph.D.
Conselho do Programa de Graduação
presidente:
prof. Ing. Alena Kocmanová, Ph.D.
Conselheiro interno:
doc. Ing. Mons. Karel Brychta, Ph.D. , doc. Ing. Vít Chlebovský, Ph.D. , prof. Ing. Marie Jurová, CSc. , prof. Ing. Vojtěch Koráb, Dr., MBA , Ing. Jiří Kříž, Ph.D. , doc. Ing. et Ing. Stanislav Škapa, Ph.D. , doc. Ing. Robert Zich, Ph.D.
conselheiro externo:
Ing. Rostislav Tesař
Objetivos de estudo
O principal objetivo educacional do estudo é fornecer aos graduados as habilidades necessárias para administrar seus próprios pequenos negócios, bem como para ocupar cargos responsáveis pelo desenvolvimento de atividades relacionadas com a administração de empresas maiores ou outras organizações.
Na sua concepção de ensino da base teórica e da forma de ganhar experiência prática, o programa melhora a experiência e as competências interdisciplinares dos graduados, desenvolvendo assim o seu potencial para serem ativos no desenvolvimento de todas as funções-chave de uma empresa e na concepção de modelos de negócios. Aqui, o princípio da interdisciplinaridade é visto como uma combinação das visões econômica e gerencial em projetos de negócios. Deste ponto de vista, o objetivo social geral do programa pode ser definido como o desenvolvimento da competência empresarial no sentido do desenvolvimento económico e social da economia de um país e melhoria da competitividade tanto das empresas individuais como da economia no seu todo.
O objetivo do desenvolvimento abrangente de competências empresariais oferecidas pelo programa é que os graduados obtenham uma compreensão profunda dos contextos econômicos, gerenciais e sociais da atividade empresarial. Em termos de enfoque prático, o programa visa proporcionar aos alunos uma experiência prática de empreendedorismo já durante o estudo. Os métodos de ensino são escolhidos com o objetivo de alcançar a máxima eficiência do processo educativo desenvolvendo as competências dos alunos, combinando a formação prática com a autoeducação individual e a aprendizagem em grupo.
Os graduados do programa de Bacharelado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pequenos Negócios voltados para a profissão estarão totalmente equipados para a sua própria atividade empresarial não apenas como comerciantes, mas também ao nível de pequenas e médias empresas. Eles terão sucesso no desempenho das funções de fundadores, proprietários e gerentes de empresas. Eles poderão trabalhar em empresas familiares, bem como em todas as pequenas e médias empresas, incluindo empresas iniciantes. Eles poderão aplicar os conhecimentos adquiridos tanto ao desenvolvimento empresarial das empresas como à gestão desse desenvolvimento. Os graduados também podem gerenciar projetos de pequenas empresas e equipes de negócios. Eles também encontrarão empregos em grandes empresas em cargos de direção de projetos abrangentes para desenvolver e comercializar produtos e serviços, para expandir as atividades de negócios de forma inovadora. Os graduados podem trabalhar como gerentes responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de atividades de marketing e negócios de entidades empresariais e outras organizações.
Quais tipos de programas de graduação podem ter precedido
Os graduados no programa de bacharelado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pequenas Empresas podem continuar seus estudos em programas de mestrado oferecidos na Faculdade de Administração e Negócios BUT.
Resultado do programa
Um graduado do programa de estudos de bacharelado "Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pequenas Empresas" possui os conhecimentos e habilidades necessários para iniciar e desenvolver atividades empresariais tanto na forma de empresa unipessoal como na forma de estabelecimento de um negócio. Identifica, cria e avalia oportunidades de negócios em um ambiente de mercado globalizado e pode propor formas de aproveitá-las, incluindo a elaboração de um plano de negócios adequado. Ele define claramente as influências do mercado social e económico global nas atividades empresariais e é capaz de tomar medidas relevantes. Aplica uma abordagem analítica para encontrar soluções para problemas associados à atividade empresarial.
Para a gestão da atividade empresarial, a constituição do seu próprio negócio e o seu desenvolvimento, o egresso do programa aplica procedimentos de obtenção e organização de todos os recursos necessários. Ele é capaz de definir o modelo de negócios apropriado. Conhece, compreende, define e define os processos de gestão de entidades empresariais recém-criadas ou em desenvolvimento. Ele é capaz de projetar e aplicar abordagens para proteger as atividades comerciais de uma forma que corresponda à fase atual de crescimento da empresa. Define a posição da própria empresa tanto no sistema de valores do mercado como no contexto socioeconómico do ambiente de negócios.
O graduado possui experiência e competências adquiridas através da própria atividade empreendedora e tem experiência na aplicação de conceitos e conhecimentos teóricos em ambiente real de negócios. A competência do graduado baseia-se tanto na experiência de trabalho em equipe quanto na interação da equipe e da empresa com clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros de negócios e outros grupos de interesse externos.
Dentro do perfil do graduado, os conhecimentos, habilidades e competências adquiridos podem ser divididos em três grupos – conhecimentos profissionais, habilidades profissionais e competências gerais. Para a área de conhecimentos e competências profissionais, especificam-se mais detalhadamente as disciplinas que nelas se desenvolvem e definem-se resultados específicos para as mesmas.
Conhecimento profissional
- O campo da teoria econômica e áreas teóricas básicas:
- possui o conhecimento teórico e conceitual necessário para identificar e analisar problemas de negócios no contexto do mercado global e da economia de mercado, compreende e define claramente o papel das atividades empresariais e das entidades empresariais na economia de mercado globalizada e seu significado socioeconômico, define e compreende ferramentas matemáticas e a sua importância no domínio da análise das necessidades da actividade empresarial, compreende o significado dos indicadores macroeconómicos e define o seu impacto na actividade empresarial.
- O campo da economia empresarial, finanças, contabilidade e impostos:
- define e avalia criticamente as categorias económicas, compreende e define os elementos da gestão financeira de uma empresa que afectam as actividades empresariais, compreende e define claramente os aspectos contabilísticos e fiscais da actividade empresarial.
- Área de negócio:
- define o enquadramento económico, financeiro e jurídico do negócio, sabe definir as funções necessárias à gestão e desenvolvimento de uma entidade empresarial e à segurança das atividades empresariais, define as variantes de entrada na atividade empresarial e explica as suas especificidades, define os fatores do ambiente de negócios que influencia a atividade empresarial e define os princípios do desenvolvimento das relações comerciais da entidade com grupos de interesse interessados em todas as fases do desenvolvimento da empresa, define a estrutura do plano de negócios e abordagens para a sua criação, define abordagens para avaliar o potencial de negócios de empresas e projetos empresariais.
- O campo da gestão e liderança:
- define e avalia criticamente abordagens de gestão e princípios de liderança para o desenvolvimento das atividades empresariais, define métodos e procedimentos utilizados nas principais funções de gestão para garantir o desenvolvimento das atividades empresariais.
- A área de marketing e comunicação empresarial:
- o define abordagens de marketing no ambiente das pequenas e médias empresas, define métodos de desenvolvimento da comunicação empresarial, define abordagens para o desenvolvimento de serviços como produto, define abordagens para o desenvolvimento da marca das pequenas e médias empresas.
- Técnicas de apresentação e comunicação:
- o descreve e compreende técnicas de comunicação e apresentação para a apresentação da empresa e suas intenções, define abordagens de comunicação dentro da equipe, define claramente o papel da comunicação com grupos de interesse e define ferramentas de comunicação pessoal e virtual adequadas.
Habilidades linguísticas profissionais:
- o conhecimento amplo e avançado da terminologia inglesa na área de gestão empresarial e economia, com ênfase nas atividades de uma entidade empresarial.
- Habilidades profissionais
- O campo da teoria econômica e áreas teóricas básicas:
- aplica conhecimentos teórico-económicos mais amplos ao nível da atividade das entidades empresariais, identifica variáveis económicas atuais do ponto de vista da entidade empresarial, aplica abordagens matemáticas para a análise de áreas relevantes;
- A área de economia empresarial, finanças, contabilidade e impostos:
- aplica conhecimentos de economia empresarial, contabilidade e fiscalidade para garantir o funcionamento normal de uma pequena empresa;
- Área de negócio:
- identifica uma oportunidade de negócio, avalia o potencial de desenvolvimento empresarial e de cooperação com parceiros e investidores no ambiente do mercado nacional bem como no contexto internacional, aplica procedimentos de introdução e inovação de produtos no mercado tanto na área de produtos como de serviços , aplica abordagens empresariais criativas e inovadoras baseadas na avaliação crítica das opções tendo em conta possíveis riscos ao nível do mercado nacional e internacional, aplica regulamentos legais ao nível necessário para iniciar e desenvolver atividades empresariais, elabora um plano de negócios incluindo a sua implementação , define um modelo de negócio e sua implementação prática, gestão do desenvolvimento das atividades empresariais em todas as fases do desenvolvimento empresarial .
- O campo da gestão e liderança:
- avalia de forma abrangente o potencial de desenvolvimento da competitividade estratégica das empresas e organizações e propõe opções estratégicas para o aproveitamento das oportunidades de negócio, formula objetivos e abordagens justificadas para a resolução de problemas com base numa avaliação analítica crítica da situação do mercado, processa ações e planos estratégicos para o implementação das atividades da empresa. Cria e desenvolve uma equipa para a resolução de projectos e planos de negócios complexos, utiliza eficazmente o trabalho em equipa e aplica princípios de gestão e liderança tanto ao nível da empresa como ao nível da cooperação internacional, escolhe ferramentas adequadas para apoiar a gestão das actividades empresariais, aplica princípios de gestão num ambiente empresarial global e multicultural, podem avaliar e definir abordagens para o desenvolvimento da competitividade;
- A área de marketing e comunicação empresarial:
- aplica ferramentas de marketing para avaliar o mercado e as oportunidades de negócios, realiza pesquisas de mercado com base em métodos quantitativos e qualitativos, interpreta os resultados da pesquisa usando análises apropriadas para avaliar a situação no ambiente do mercado global, implementa atividades que desenvolvem a comunicação da empresa, projeta produtos compreendidos de forma abrangente e serviços, utiliza técnicas de desenvolvimento de marca para o desenvolvimento da empresa, produtos e serviços.
- Técnicas de apresentação e comunicação:
- Controla a comunicação ao nível do proprietário e gestor de uma pequena empresa, a comunicação em equipa na resolução de projetos complexos, sabe apresentar um plano de negócios a vários grupos de interesse, sabe escolher abordagens adequadas para negociação e resolução de conflitos durante a comunicação, com clareza apresenta seus posicionamentos na comunicação interna e externa, formula e apresenta com clareza a essência das tarefas que precisam ser resolvidas, sabe utilizar ferramentas de comunicação online na prática empresarial.
Habilidades linguísticas profissionais:a capacidade de trabalhar com texto em inglês a nível profissional e geral, comunicação escrita e falada a nível formal e informal;
Habilidades gerais
Avaliação do contexto económico mais amplo do desenvolvimento do ambiente de negócios e avaliação do seu impacto na atividade empresarial e na sociedade.
Compreender o papel das atividades empresariais ao nível das empresas, ao nível da economia do estado, bem como o seu significado societal.Uma abordagem sistemática complexa para a resolução de problemas baseada na análise crítica e orientada para uma solução realisticamente aplicável, incluindo a sua implementação.Independência e criatividade na resolução de problemas empresariais e gerenciais complexosImplementação de atividades orientadas a projetos com ênfase na máxima eficiência e avaliação de pontos críticos e benefícios do projeto.
Um grupo específico de competências consiste então em competências linguísticas. Considerando que o programa de estudos é ministrado integralmente em inglês, toda a literatura utilizada para o ensino também é em inglês. São tidas em conta algumas especificidades do foco do programa, ou seja, a área de negócios e a implementação de atividades empresariais nas condições da República Checa, e o conhecimento necessário, por exemplo, dos regulamentos legais checos é assegurado pelo conhecimento do terminologia inglesa apropriada. As competências linguísticas são desenvolvidas nas seguintes áreas:
- conhecimento: conhecimento avançado de terminologia profissional na língua inglesa;
- habilidades: capacidade desenvolvida de compreensão de textos profissionais em inglês, capacidade de escrever textos profissionais em inglês com fluência, comunicar-se fluentemente em inglês;
- competências: preparação e gestão independente de reuniões e negociações em inglês, apresentações em inglês.
Oportunidades de carreira
Os graduados do programa de bacharelado com orientação profissional, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Pequenas Empresas, estão totalmente preparados para a implementação de suas próprias atividades empreendedoras, não apenas ao nível das empresas individuais, mas também ao nível das pequenas e médias empresas. Os graduados se candidatarão na função de fundador, proprietário e gestor da empresa. Os graduados encontrarão emprego não apenas em empresas familiares, mas em geral em todas as pequenas e médias empresas, incluindo empresas iniciantes. Os graduados irão aplicar-se tanto no desenvolvimento empresarial das empresas como na própria gestão desse desenvolvimento. Licenciados em gestão de projetos de pequenas empresas e no desenvolvimento e gestão de equipas empresariais. Os graduados também poderão atuar no ambiente de grandes empresas em cargos onde poderão resolver projetos complexos que tratam do desenvolvimento de produtos, serviços e sua introdução no mercado, desenvolvimento inovador das atividades empresariais de uma grande empresa. Os graduados encontrarão emprego em cargos responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de atividades de marketing e negócios de entidades empresariais e outras organizações.
Galeria
Currículo
1º ano de estudo
Cursos requeridos
- Matemática
- Desenvolvimento de Equipe e Empresa
- Desenvolvimento de ideias de negócios
- Marketing Digital e Mídias Sociais
- Economia da Empresa
- Gestão Financeira de Pequena Empresa
- Direito no Empreendedorismo
- Gestão
- Marketing
- Economia de mercado
- Princípios do Empreendedorismo
2º ano de estudo
Cursos requeridos
- Prática Empreendedora 1
- Prática Empreendedora 2
- Contabilidade e impostos
- Competitividade e Branding de Pequenas Empresas
- Gestão de Recursos Humanos em Pequena Empresa
- Pesquisa de mercado
- Gerenciamento de Projetos
- Gestão de Serviços
Cursos opcionais
- Francês para iniciantes
- Francês para iniciantes 2
- Francês Intermediário
- Francês para intermediário 2
- Italiano para iniciantes
- Italiano para iniciantes 2
- Italiano intermediário
3º ano de estudo
Cursos requeridos
- Prática Empreendedora 3
- Prática Empreendedora 4
- Seminário de Tese Final 2
- Avaliação de Desenvolvimento de Negócios
- Marketing Digital e Mídias Sociais
- Promoção comercial e de vendas
- Sistema de Informação de Pequena Empresa
- Seminário de Tese Final 1
Cursos opcionais
- Francês para iniciantes
- Francês para iniciantes 2
- Francês Intermediário
- Francês para intermediário 2
- Italiano para iniciantes
- Italiano para iniciantes 2
- Italiano intermediário
- Italiano para intermediário 2
- Alemão intermediário
- Espanhol Intermediário