Bacharel em teatro
University of Veracruz - Universidad Veracruzana
Informação chave
Localização do campus
Heroica Veracruz, México
Línguas
Espanhol
Formato de estudo
No campus
Duração
Contactar Escola
Frequência
Contactar Escola
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Contactar Escola
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
Damos-lhe as boas-vindas à Faculdade de Teatro da Universidad Veracruzana:
Fundado em 1976, é um dos pioneiros da formação artística superior na disciplina de teatro na América Latina. Em 2016 comemora 40 anos de fundação. O atual Plano de Estudos do Bacharelado em Teatro 2008 propõe a preparação de um ator de teatro integral comprometido com o conhecimento e sua relevância social, baseado no conceito de flexibilidade de acordo com o Modelo Educacional Integral e Flexível (MEIF) da Universidad Veracruzana.
missão
A Faculdade de Teatro é uma entidade acadêmica da Universidad Veracruzana que, de acordo com seus princípios e compromisso social, tem a Missão de contribuir para a formação integral de profissionais capazes de se desenvolver nos diferentes campos da arte teatral (Atuação, Criação Cênica, Gestão Teatral e Intervenção Socioeducativa) para fortalecer e transformar a cena teatral nacional. Para tal, promove no aluno uma atitude de aperfeiçoamento artístico, bem como valores de participação responsável na sociedade e na profissão, capacidade crítica e uma atitude aberta assente nos postulados da tolerância, respeito e compreensão, bem como autonomia na tomada de decisões para a vida pessoal e profissional.
vista
A Faculdade de Teatro está entre as primeiras instituições de educação superior em teatro na Região do México, América Central e Caribe, pelas quais seus graduados têm amplo reconhecimento no campo profissional. Seus alunos e acadêmicos realizam estadias em outras universidades do país e do exterior. Sua Companhia de Teatro é reconhecida regional, nacional e internacionalmente. O seu Corpo Académico mantém o nível “Consolidado” e promove a participação de académicos em redes internacionais e em projetos de investigação com relevância social; É a primeira instituição de formação teatral do país que oferece cursos de graduação e pós-graduação. Possui instalações, equipamentos e formas de organização acadêmico-administrativas adequadas para desenvolver suas atividades em um ambiente criativo, digno e sustentável. Realiza ações permanentes nas diversas regiões da Universidade e tem ampliado o número de matrículas. Com tudo isso, tornou o teatro uma atividade relevante na vida cultural de nossa comunidade em nível local, estadual e regional.
Eles endossam as diretrizes da Universidad Veracruzana como instituição pública de educação superior que faz da geração, aplicação e distribuição social do conhecimento e da cultura o eixo transformador da organização acadêmica e da sociedade.
OBJETIVOS GERAIS
a) Formar profissionais capazes de atuar no campo teatral, integrando e/ou modificando projetos existentes, bem como gerando novos projetos, relevantes em âmbitos sociais e culturais ao nível disciplinar, multi, inter e transdisciplinar.
Para isso, oferece-se uma formação flexível e aberta às diferenças das várias teatralidades, articulando os processos de aprendizagem com o desenvolvimento das competências necessárias na área e apostando na unidade de saberes que permite um certo nível de especialização ao mesmo tempo time. , através de três áreas de integração.
b) Desenvolver no futuro profissional os valores da participação responsável na sociedade e na profissão; capacidade crítica e uma postura aberta baseada nos postulados da tolerância, respeito e compreensão, bem como autonomia na tomada de decisões para a vida individual e profissional.
Isto será conseguido promovendo a autoaprendizagem como um processo centrado na pessoa (aluno) e nos seus projetos individuais e coletivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
- Proporcionar ao aluno meios de acesso e sistematização de conhecimentos de forma a estimular uma aprendizagem auto-regulada e significativa para projetos teatrais individuais e coletivos.
- Desenvolver as aptidões e competências necessárias à Atuação, Criação Cénica e Gestão Teatral e intervenção socioeducativa.
Dentro da carreira de Bacharel em Teatro, existem três perfis opcionais de formação profissional graduada cujas características são:
Através da área de Ação:
Desenvolver competências para avaliar e pôr em prática as próprias competências artísticas que lhes permitam realizar práticas de representação nas diferentes modalidades de criação cénica, integrando a complexidade da investigação, produção e criação.
Através da área de Criação Cênica:
Desenvolver as competências para valorizar e colocar em prática as suas próprias competências artísticas e as dos colaboradores em projetos de encenação, dramaturgia e cenografia, integrando a complexidade da investigação, produção e criação.
Através da área de Gestão Teatral e Intervenção Socioeducativa:
Desenvolver competências para planear, desenvolver, gerir, produzir e/ou enfrentar ações de intervenção educativa que reforcem o vínculo indivíduo-sociedade integrando a complexidade da investigação, produção e criação.
Por que estudar o Bacharelado em Teatro na Faculdade de Teatro da Universidad Veracruzana?
É reconhecido o louvável trabalho realizado por autoridades e professores do Bacharelado em Teatro da Universidad Veracruzana, que mantém seu alto prestígio graças à qualidade do programa educacional:
- O clima organizacional produto da gestão do programa e da liderança que o corpo acadêmico tem exercido dentro do programa educacional.
- O plano de estudos harmonizado de acordo com o Modelo Educacional Integral Flexível (MEIF) que permite o desenvolvimento de competências profissionais, bem como o estudo de conteúdos e disciplinas de outros programas.
- Um programa de mobilidade estudantil nacional e internacional para fazer estadias semestrais em outras universidades.
- As oportunidades que os alunos encontram para receber bolsas de estudo e receber apoio regular para estudar o programa.
- A grande produção acadêmica e artística de alguns professores expressa em: livros, artigos, encenações, performances, etc.
- A participação constante dos professores em congressos, festivais e associações internacionais.
- Reconhecimento nacional e internacional pela tradição formativa do programa.
- Ter um Corpo Acadêmico Consolidado realizando atividades de pesquisa, divulgação, gestão, ensino e formação de recursos humanos em torno de três Linhas de Geração e Aplicação de Conhecimento: 1) Artes cênicas no México, 2) Criação e formação cênica e 3) Teatralidade, performatividade e cultura.
PERFIL DO PROFISSIONAL GRADUADO
Ao final do curso, o graduado terá ferramentas suficientes para se integrar ao ambiente de trabalho, podendo gerar, propor e/ou realizar projetos teatrais em grupos institucionais e de autogestão, ingressando no campo laboral ligado à cultura e educação .bem como futuramente realizar formação especializada presencial nos níveis de pós-graduação.
Você estará familiarizado com as principais teorias teatrais e formas teatrais geradas historicamente, bem como o conhecimento que fundamenta os processos de criação, pesquisa, gestão e pedagogia teatrais.
Eles serão capazes de se integrar ao meio social, respeitar os princípios da ética profissional, reconhecendo os valores de tolerância, colaboração, compreensão, diálogo e convivência em uma sociedade plural.
TÍTULO CONCEDIDO:
Licenciatura em Teatro, após cumprimento integral do plano de estudos, e dos requisitos administrativos que a legislação universitária em vigor estipula.
Distribuição de créditos por Áreas de Formação
Área de treinamento | créditos | Percentagem |
Área Básica Geral e Iniciação à Disciplina | 124 | 39,25 |
Treinamento Disciplinar | 134 | 42.41 |
Fim da Formação | 42 | 13h30 |
Treinamento Eletivo | 16 | 5.04 |
CRÉDITOS TOTAIS | 316 | 100 |
Tempo de permanência: O Programa Educacional aplica um tempo padrão de 6 períodos semestrais; continuum curto de 5 períodos e continuum longo de 9 períodos.
REQUISITOS DE GRADUAÇÃO
O cumprimento de todos os créditos do curso contempla de forma integrada:
A. Experiência em Recepção Registrada em qualquer uma das seguintes competências: Atuação; criação cênica; Gestão teatral e intervenção socioeducativa.
B. Modalidades de apresentação do Trabalho de Recepção:
- Trabalho de pesquisa documental ou de campo (tese, dissertação, monografia).
- Trabalho prático (memória ou relatório).
- Obra Artística (produto E relatório).
C. Serviço Social.
ÁREAS DE INTEGRAÇÃO, WORKSHOPS E PROJETOS DA EMPRESA
Na Faculdade de Teatro, os saberes teatrais são organizados por áreas de integração que incluem várias experiências educativas em cada campo formativo, desta forma o aluno -além de construir a sua própria base de conhecimentos gerais- escolhe uma área onde considera que pode desenvolver melhor: Atuação (técnicas de atuação-texto/corpo, técnicas corporais, dança e teoria); Criação cênica (direção, dramaturgia, cenografia); Gestão Teatral e Intervenção Socioeducativa (direcção, gestão e produção, pedagogia teatral, investigação). Cada uma dessas Áreas de Integração possui quatro Experiências Educativas que reúnem um conjunto de conhecimentos vistos de forma unificada e indivisa. O aluno deverá frequentar obrigatoriamente duas destas Áreas, em dois períodos consecutivos, num total de 40 créditos. Posteriormente, poderá escolher de forma sequencial apenas uma destas Áreas para conformar a sua competência com a qual terminará a prova (Por exemplo: Actos I, II e III). Em relação aos Workshops, o aluno deve escolher dois e um projeto da Empresa.