We have scheduled maintenance on our sites on the 21st of May from 4PM to 8PM CET. During this maintenance window, some functions on this site may become temporarily unavailable

Suíça

Estudar Licenciatura em Suíça 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    1030
  • Compartilhamento de utilitários

    81
  • Assinatura de internet

    52
  • Transporte local

    84

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    16
  • Ingresso de cinema

    21
  • Litro de cerveja local

    7

Requisitos do visto

  1. Visto C — para cursos de curta duração (escolas de verão, escolas de línguas) com duração até três meses.
  2. Visto D — para cursos com duração superior a três meses.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto C; Visto D

Preço e moeda

EUR 0

Para um visto de estudante, o pedido é gratuito, podendo, no entanto, haver algumas exceções.

Quem pode solicitar o visto?

Apesar de a Suíça não ser membro da UE, permite que os cidadãos da UE frequentem universidades no país. Os estudantes que não tenham a nacionalidade UE/EEE devem contactar a embaixada ou consulado suíço no seu país de origem para solicitar um visto antes de entrarem no país.

Para cursos até três meses — cursos de verão, escolas de línguas — pode precisar de um visto Schengen C de curta duração; para cursos superiores a três meses, pode precisar de um visto nacional de longa duração.

Não se pode vir à Suíça com um visto de turismo de três meses e alterá-lo para uma autorização de residência de estudantes depois de ter chegado à Suíça. Assim, mesmo que esteja isento de necessitar de visto de entrada, como cidadãos da Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Malásia, ou Singapura, ainda precisará de solicitar uma autorização de residência antes de chegar se planeia ficar por mais de 90 dias.

Todos os estudantes internacionais, incluindo cidadãos da UE/EFTA, terão de solicitar uma autorização de residência numa Conservatória de Registo de Residentes no prazo de 14 dias após a sua chegada à Suíça.

Onde você pode fazer o pedido?

Embaixada ou consulado suíço

Terá de solicitar um visto através da embaixada ou consulado suíço no seu país de origem.

Website:

Como fazer a inscrição?

Quando receber a confirmação da aceitação por parte de uma universidade suíça ou escola privada, precisará entrar em contato com a embaixada suíça no seu país para obter informações sobre as formalidades de entrada na Suíça. Terá de mostrar provas de que dispõe de meios financeiros adequados para se apoiar durante os seus estudos.

Terá de preencher um formulário de candidatura e enviar documentação de apoio em francês, alemão ou inglês, para que seja necessário traduzir os seus documentos.

Para os vistos Schengen C de curta duração, a documentação inclui:

  • Passaporte/documento de identificação de viagem válido;
  • prova de recursos financeiros adequados para cobrir os seus custos enquanto estiver na Suíça;
  • Seguro de saúde/acidentes;
  • Confirmação dos cursos reservados, incluindo as taxas pagas;

se tiver menos de 18 anos, uma certidão de nascimento e autorização para viajar se vier apenas para a Suíça, ou cópias dos vistos dos pais, se estiverem a acompanhar.

Para um visto D de longa duração, os documentos incluirão:

  • Passaporte/documento de identificação de viagem válido;
  • comprovativo de recursos financeiros adequados para cobrir os seus custos enquanto estiver na Suíça, seja você mesmo ou um patrocinador, como cópias de extratos bancários ou uma carta do banco;
  • Comprovativo de um seguro de saúde que inclua a cobertura de acidentes;
  • carta de motivação descrevendo o porquê de querer vir à Suíça estudar e como isso será benéfico para a tua carreira;
  • Confirmação da matrícula num estabelecimento de ensino suíço reconhecido;
  • Confirmação dos emolumentos naturalmente pagos;
  • o seu CV;
  • cópias de certificados de ensino e diplomas anteriores;
  • uma carta assinada a confirmar que sairá da Suíça no final do curso.

Também pode ser solicitado que você faça um teste de idioma para garantir que você será capaz de seguir as lições.

Se quiser realizar estudos de pós-graduação, terá de apresentar prova de que foi admitido num curso de pós-graduação e tem as qualificações adequadas, meios financeiros suficientes e algures para viver.

Quando você deve se inscrever?

Deve agendar uma consulta na embaixada ou consulado suíço na sua área assim que receber a carta de aceitação da instituição de ensino suíça. Deve agendar a marcação para uma entrevista para o visto logo 6 meses antes do início dos seus estudos, mas nunca mais de dez semanas antes da sua partida.

Os tempos de processamento dos pedidos de visto de curta duração são de 10-15 dias; e de oito a dez semanas para os vistos de longa duração.

A duração do visto de estudante depende da duração do seu curso. A autorização de residência é dada por um ano e pode ser renovada.

Tempo de processamento

10 Weeks

Oportunidades de trabalho

Pode trabalhar a tempo parcial até 15 horas por semana em tempo de duração e a tempo inteiro durante as férias, mas só depois de ter vivido seis meses na Suíça.

Se já tens um mestrado de uma universidade estrangeira e estás na Suíça a trabalhar para a tua universidade ou instituto suíço, não tens de esperar seis meses mas pode começar logo a trabalhar. O seu empregador terá de obter uma autorização de trabalho para si. Terá de manter o teu estatuto de estudante a tempo inteiro e mostrar que está a continuar a progredir nos seus estudos.

Após a graduação, os estudantes estrangeiros podem ficar seis meses na Suíça para procurar trabalho.

Horas por semana

15

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.