Keystone logo
bbw University of Applied Sciences B. Eng. Tecnologias climáticas (Campus)
bbw University of Applied Sciences

B. Eng. Tecnologias climáticas (Campus)

Berlin, Alemanha

7 Semesters

Inglês

Tempo integral

15 Aug 2024

01 Oct 2024

EUR 2940 / per semester

No campus

Introdução

Dado o ritmo acelerado das alterações climáticas, o futuro do nosso ambiente será determinado pela transição da economia para as energias renováveis e pelo desenvolvimento e implantação de tecnologias respeitadoras do clima.

A introdução de tecnologias maduras no domínio das alterações climáticas que reduzem ou mesmo eliminam as emissões tornou-se muito mais importante a nível mundial nos últimos anos, tal como os processos de armazenamento de gases prejudiciais ao clima. O aumento da escala destas tecnologias climáticas é mais importante do que nunca se quisermos cumprir os objectivos climáticos de Paris para 2015, que consistem em limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Com o nosso programa de licenciatura em Tecnologias Climáticas Sustentáveis, obterá conhecimentos aprofundados sobre o modo como as tecnologias climáticas funcionam e podem ser utilizadas com êxito, tanto do ponto de vista técnico como económico. Aprenderá como a investigação pode contribuir para o desenvolvimento, como os investimentos em tecnologias climáticas podem ser financiados e qual o papel que as autoridades reguladoras desempenham na transformação. Torne-se um perito na gestão da inovação, implantação e utilização das tecnologias climáticas do futuro.

As alterações climáticas são atualmente um dos maiores desafios a nível mundial. As actividades humanas têm sido o principal motor das alterações climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás. A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases com efeito de estufa que actuam como um cobertor que envolve a Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas. Os principais gases com efeito de estufa que estão a causar as alterações climáticas provêm da utilização de gasolina para conduzir um automóvel ou de carvão para aquecer um edifício. A limpeza de terrenos e o abate de florestas também podem libertar dióxido de carbono. A agricultura e as actividades petrolíferas e de gás são as principais fontes de emissões de metano. A energia, a indústria, os transportes, os edifícios, a agricultura e a utilização dos solos estão entre os principais sectores que provocam gases com efeito de estufa.

A implantação de tecnologias climáticas amadurecidas que evitam, reduzem ou capturam emissões e podem substituir as tecnologias existentes com utilização intensiva de carbono acelerou significativamente na última década. A expansão destas tecnologias climáticas é agora mais crítica do que nunca, uma vez que os países procuram atingir os objectivos climáticos de limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, um objetivo com o qual 196 nações se comprometeram no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas de 2015, juridicamente vinculativo. Para atingir este objetivo, o mundo precisa de pessoas capazes de gerir as inovações e a implantação de tecnologias climáticas a uma velocidade sem precedentes. Para implementar estas tecnologias à escala, os decisores precisam de uma base profunda sobre o modo como o sector das tecnologias climáticas está a funcionar, o que inclui o mundo das indústrias ambientais e climáticas, a investigação e a ciência, os investimentos de capital, os organismos reguladores e muito mais.

De acordo com uma análise efectuada pela McKinsey, doze categorias de tecnologias climáticas poderiam potencialmente reduzir até 90% do total das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) produzidas pelo homem. A interdependência entre estas tecnologias é muito elevada. Por isso, o programa de estudos de Tecnologia Climática da Universidade de Ciências Aplicadas BBW inclui não só módulos básicos de gestão e engenharia, mas também estas doze categorias de tecnologias climáticas e um estágio obrigatório. No estágio, os conteúdos aprendidos podem ser aplicados e os primeiros conhecimentos práticos já adquiridos durante o programa de estudos.

Admissões

Currículo

Resultado do programa

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de carreira

Sobre a escola

Perguntas