
B. Eng. Tecnologias climáticas (Campus)
Berlin, Alemanha
DURAÇÃO
7 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
15 Aug 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Oct 2025
PROPINAS
EUR 2940 / per semester *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Deve ser paga pelo menos 2 semanas antes do início do semestre. Sem custos adicionais.
Introdução
Dado o ritmo acelerado das alterações climáticas, o futuro do nosso ambiente será determinado pela transição da economia para as energias renováveis e pelo desenvolvimento e implantação de tecnologias respeitadoras do clima.
A introdução de tecnologias maduras no domínio das alterações climáticas que reduzem ou mesmo eliminam as emissões tornou-se muito mais importante a nível mundial nos últimos anos, tal como os processos de armazenamento de gases prejudiciais ao clima. O aumento da escala destas tecnologias climáticas é mais importante do que nunca se quisermos cumprir os objectivos climáticos de Paris para 2015, que consistem em limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais.
Com o nosso programa de licenciatura em Tecnologias Climáticas Sustentáveis, obterá conhecimentos aprofundados sobre o modo como as tecnologias climáticas funcionam e podem ser utilizadas com êxito, tanto do ponto de vista técnico como económico. Aprenderá como a investigação pode contribuir para o desenvolvimento, como os investimentos em tecnologias climáticas podem ser financiados e qual o papel que as autoridades reguladoras desempenham na transformação. Torne-se um perito na gestão da inovação, implantação e utilização das tecnologias climáticas do futuro.
As alterações climáticas são atualmente um dos maiores desafios a nível mundial. As actividades humanas têm sido o principal motor das alterações climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás. A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases com efeito de estufa que actuam como um cobertor que envolve a Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas. Os principais gases com efeito de estufa que estão a causar as alterações climáticas provêm da utilização de gasolina para conduzir um automóvel ou de carvão para aquecer um edifício. A limpeza de terrenos e o abate de florestas também podem libertar dióxido de carbono. A agricultura e as actividades petrolíferas e de gás são as principais fontes de emissões de metano. A energia, a indústria, os transportes, os edifícios, a agricultura e a utilização dos solos estão entre os principais sectores que provocam gases com efeito de estufa.
A implantação de tecnologias climáticas amadurecidas que evitam, reduzem ou capturam emissões e podem substituir as tecnologias existentes com utilização intensiva de carbono acelerou significativamente na última década. A expansão destas tecnologias climáticas é agora mais crítica do que nunca, uma vez que os países procuram atingir os objectivos climáticos de limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, um objetivo com o qual 196 nações se comprometeram no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas de 2015, juridicamente vinculativo. Para atingir este objetivo, o mundo precisa de pessoas capazes de gerir as inovações e a implantação de tecnologias climáticas a uma velocidade sem precedentes. Para implementar estas tecnologias à escala, os decisores precisam de uma base profunda sobre o modo como o sector das tecnologias climáticas está a funcionar, o que inclui o mundo das indústrias ambientais e climáticas, a investigação e a ciência, os investimentos de capital, os organismos reguladores e muito mais.
De acordo com uma análise efectuada pela McKinsey, doze categorias de tecnologias climáticas poderiam potencialmente reduzir até 90% do total das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) produzidas pelo homem. A interdependência entre estas tecnologias é muito elevada. Por isso, o programa de estudos de Tecnologia Climática da Universidade de Ciências Aplicadas BBW inclui não só módulos básicos de gestão e engenharia, mas também estas doze categorias de tecnologias climáticas e um estágio obrigatório. No estágio, os conteúdos aprendidos podem ser aplicados e os primeiros conhecimentos práticos já adquiridos durante o programa de estudos.
Galeria
Admissões
Currículo
Estudos Básicos
- Métodos científicos e competências digitais
- Noções básicas de ciência de materiais e construção
- Matemática para Engenheiros I
- Física para engenheiros
- Noções Básicas de Engenharia I: Eletrônica e Engenharia Elétrica
- Gestão Intercultural / Ética na Economia / Gestão da Diversidade
- Matemática para Engenheiros II
- Design de processos e gestão de processos
- Noções Básicas de Engenharia II: Engenharia Mecânica e Mecatrônica
- Economia
- Construindo e CAD
- Gerenciamento de Projetos
Estudos Avançados
- Fundamentos da Gestão das Mudanças Climáticas e do Desenvolvimento Sustentável
- Tecnologias que apoiam soluções climáticas naturais
- Tecnologias Circulares
- Tecnologias de bateria
- Captura, utilização e armazenamento de carbono
- Armazenamento de energia
- Remoções de carbono projetadas
- Bombas de Calor
- Direito Internacional de Negócios e Concorrência
- Renováveis
- Combustível Sustentável
- Métodos de produção e fabricação ecologicamente corretas
- Alta voltagem
- Métodos e tecnologias de reciclagem
- Legislação Climática
- Transporte e Logística Verde
- Gestão de Inovação e Transferência de Tecnologia
- Engenheiro consultor
- Projeto de Consultoria de Alunos
- Reciclagem de Resíduos Plásticos
- Tecnologias para Produzir Proteínas Alternativas
- Hidrogênio
- Poder nuclear
Exame final
- Dissertação e Colóquio de Bacharelado
Resultado do programa
Bachelor of Engineering
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Este curso de estudo orientado para a aplicação, com enfoque económico e técnico, destina-se a uma atividade frequentemente encontrada na prática profissional posterior em gestão. Como graduado em tecnologia climática, você tem as melhores perspectivas possíveis no mercado de trabalho nas indústrias climáticas e além. Os graduados em tecnologia climática são muito procurados em pequenas, médias e grandes empresas em vários setores industriais e comerciais, bem como em instituições (não) governamentais, ministérios e empresas de consultoria. A grande flexibilidade profissional de um graduado em tecnologia climática abrange as seguintes atividades profissionais:
- Engenharia e Gestão Climática
- Produção, Armazenamento e Distribuição de Energia
- Energy Management
- Tecnologias de reciclagem e gestão de resíduos
- Tecnologias de mobilidade e transporte
- Apoio Legislativo e Consultoria
- Moderador entre Tecnologia, Economia e Público
- Project Development and Management
- Marketing and Sales
- Controlling
- Manufacturing and Production
- Product Management
- Research and Development
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.