Bacharel em Design de Moda e Tecnologia
IFA Paris
Informação chave
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Localização do campus
Paris, França
Línguas
Inglês, Francês
Formato de estudo
Ensino à Distância, No campus
Duração
3 - 3 anos
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 8400 / per year *
Prazo de inscrição
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Data de início mais cedo
Contactar Escola
* Taxa de inscrição 150 EUR - 5800 EURO para o programa online
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Introdução
IFA Paris Bacharel certificado pela FEDE (Fédération Européenne Des Écoles)
- Duração: programa de 3 anos em Inglês
- Campi: Paris, Xangai, Istambul
- Formato: Flexível
- Créditos ECTS: 180
- Taxa de inscrição: € 150
- Taxa de matrícula / ano: € 8.400 em Paris, ¥ 85.000 em Xangai, € 7.400 em Istambul
- Limitado a: 25 alunos por turma
"Este programa é completo, intensivo e emocionante"
Introdução
O Bacharelado em Design de Moda e Tecnologia é o programa de assinatura do IFA Paris. Combina a herança da moda francesa com as últimas mudanças tecnológicas e uma perspectiva internacional para atender aos requisitos atuais da indústria da moda.
Os métodos de ensino inovadores que combinam palestras tradicionais, workshops práticos, pesquisa pessoal, experimentação, apresentações ponto a ponto e várias visitas, levam os alunos a se tornarem técnicos criativos e pragmáticos, curiosos e analíticos, imaginativos e excelentes e os preparam para a possibilidade de uma carreira internacional . A abordagem um a um permite que eles desenvolvam seu próprio universo criativo, sendo adaptáveis a diferentes estilos, tipos de marca e segmentos de mercado ao mesmo tempo.
Este programa muito completo, intensivo, variado e emocionante treina os amantes da moda para os empregos de Designer de Moda. No entanto, o conhecimento perfeito dos produtos de moda e do processo criativo que ele fornece permite que os participantes também alcancem cargos como Estilista, Modelista, Gerente de Produção, Designer Independente ou até mesmo Diretor de Coleção, Diretor de Arte ou Merchandiser quando concluído pelo Mestre da IFA Paris de Artes em Design de Moda Contemporâneo.
Admissões
Currículo
Estrutura do curso
O curso está organizado em 3 Ateliers, cada um com a duração de 30 semanas letivas. Cada atelier engloba agrupamentos de módulos específicos estruturados em torno de vários temas.
Os 3 Ateliers correspondem aos 3 níveis identificados no Quadro do Ensino Superior. O curso é construído de acordo com os princípios da Convenção de Bolonha e concede aos participantes, após a conclusão, um total de 180 ECTS (60 ECTS por Atelier ou ano).
A lógica subjacente à construção deste curso é permitir que os alunos sejam imersos em um ambiente que imita como serão suas condições de trabalho em um estúdio de moda. A estratégia de avaliação usa um equilíbrio perfeito entre avaliações somativas e formativas para melhorar as habilidades não apenas nas disciplinas centrais, mas também no planejamento de projetos e gerenciamento de tempo. Os projetos são realizados simultaneamente entre todos os módulos, a fim de melhorar as habilidades transferíveis dos alunos, permitindo que eles vinculem habilidades e competências de vários domínios.
Primeiro Atelier: Descoberta
O primeiro atelier é realizado como o primeiro ano do Curso de Bacharelado. No âmbito dos Programas de Ensino Superior, o primeiro Atelier equivale a um HE Nível 4. Os alunos estão a seguir os módulos principais para descobrir o universo da moda. Eles adquirirão habilidades básicas em design, construção, moda digital e história da moda para estabelecer as bases pedagógicas de sua curva de aprendizado.
Design de moda 1
Na primeira parte deste agrupamento de módulos, os alunos descobrirão as habilidades fundamentais do design de moda:
- Como esboçar figuras femininas e masculinas e desenhos técnicos de cada tipo de vestuário Como utilizar as cores e criar gamas de cores adaptadas à moda;
- Como desenhar estampas e integrá-las em uma coleção de roupas Como desenvolver uma metodologia de pesquisa criativa e exacerbar sua curiosidade e criatividade;
- Como expressar suas inspirações e ideias através de mood boards, ilustrações, estilizações e portfólios profissionais completos. Como construir e estruturar um plano de coleção.
Oficina de Moda 1
O design de moda não é apenas concepções abstratas, e a criatividade deve ser apoiada por experimentação prática e pesquisa técnica. Nesta primeira parte do Workshop de Moda, os alunos experimentarão diferentes métodos de tingimento e técnicas de impressão, trabalharão na construção de silhuetas através do estilo, descobrirão e analisarão vários artistas e designers participando de exposições internacionais ou trabalharão na implementação do conceito e desenvolvido no Design de Moda Módulo.
Design de moda digital 1
Dominar o software certo é absolutamente essencial na indústria da moda atual: é necessário projetar esboços técnicos precisos e apresentar ideias e designs de maneira profissional. Na primeira parte deste módulo, os alunos aprenderão os fundamentos do Photoshop, Illustrator e In-Design.
Modelagem e Drapeamento 1
O conhecimento da moda é incompleto sem uma boa compreensão da construção. Na primeira parte deste módulo, os alunos descobrirão os dois principais métodos para desenvolver roupas: modelagem e drapeados. Eles aprenderão a criar padrões diretamente a partir das medidas do corpo ou colocando-os em um manequim de acordo com as técnicas de construção da própria IFA Paris, desenvolvidas por nossos próprios professores ao longo de 2 décadas. No final do primeiro nível, os alunos serão capazes de desenhar os padrões de saias, camisas e vestidos usuais.
Produção 1
Os designers de moda precisam imaginar todos os detalhes e acabamentos das roupas que criam, por isso é tão importante dominar o processo de produção de roupas. No primeiro nível, os alunos aprenderão gradualmente diferentes métodos de costura e acabamento para produzir roupas completas, como saias e camisas.
História e cultura da moda
Conheça o passado e compreenda o presente para criar o futuro. Como todo campo criativo, a moda é uma cultura e é essencial conhecer sua história e desenvolvimento antes de poder visualizar os rumos que ela tomará. Por meio de palestras, pesquisa e apresentação de arquivos, os alunos descobrirão a evolução da moda ao longo do tempo e analisarão as obras, estilo e inspiração dos mais importantes estilistas com foco especial nos mestres da moda internacional dos últimos quarenta anos.
Segundo Atelier: Experimentação
O segundo atelier é realizado como o segundo ano do Curso de Bacharelado. No âmbito dos Programas de Ensino Superior, o segundo atelier equivale a um HE Nível 5. Nesta fase da sua experiência de aprendizagem, os alunos são convidados a desenvolver a sua criatividade através da experimentação. Temas específicos como moda masculina, infantil ou oficina de tricô serão abordados através de módulos interligados. O objetivo pedagógico é melhorar o pensamento crítico dos participantes.
Design de moda 2
Na segunda parte deste módulo, os alunos aplicarão as habilidades adquiridas durante o primeiro ano e experimentarão novas inspirações e conceitos em vários projetos de moda, incluindo coleção de moda masculina, coleção de acessórios, coleção de roupas infantis e transformação de tecidos. Eles terão que adaptar suas ideias pessoais a diferentes tipos de produtos e segmentos de mercado e entender como adaptar sua própria criatividade às principais tendências da moda.
Oficina de Moda 2
Em conexão com o Design de Moda 2, os alunos continuarão a explorar várias técnicas e métodos práticos que podem aprimorar sua expressão criativa. Eles experimentarão bordados, plissados ou métodos de tricô que lhes permitirão imaginar produtos de moda mais elaborados. Eles também terão a oportunidade de colaborar com fornecedores profissionais e workshops externos para experimentar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, que é uma parte importante do trabalho de um designer de moda.
Design de moda digital 2
A segunda parte deste módulo é concebida como um workshop de apoio ao desenvolvimento das criações dos alunos em Design de Moda e no Workshop de Moda. Nesta etapa, os alunos serão orientados por seus instrutores para avaliar qual software é mais adequado às suas necessidades criativas e pessoais. O objetivo é experimentar e encontrar a melhor ferramenta para gerar portfólios e apresentações de design de moda que reflitam as próprias identidades dos alunos.
Modelagem e Drapeamento 2
Com base na Modelagem e Modelagem 1, o módulo permitirá que os alunos aprendam a combinar abordagens bidimensionais e tridimensionais para encontrar a melhor metodologia para criar os padrões para qualquer tipo de vestuário. Eles experimentarão como adaptar a construção clássica de calças, jaquetas de alfaiataria, quimono e mangas raglan para criar o padrão de seus designs mais criativos.
Produção 2
Assim como no módulo PMD, o principal objetivo do módulo de produção de segundo nível é levar os alunos a escolher e praticar a melhor estratégia de produção e método de acabamento para maximizar a qualidade das peças de vestuário acabadas que precisam produzir.
Produto de moda digital
É muito importante manter os alunos atualizados com as últimas mudanças na indústria da moda. Enquanto o software desenvolvido pela Lectra geralmente dá suporte à produção de moda, a impressão 3D é uma tecnologia totalmente nova que se tornará inevitável no futuro. Neste módulo, os alunos aprenderão o uso básico do Lectra e de um software gráfico 3D que depois experimentarão com a conclusão de projetos de moda.
Tecnologia Têxtil
O tecido ainda é a principal matéria-prima da moda, por isso é fundamental que os estudantes de moda tenham um conhecimento profundo dos produtos têxteis. Por meio de palestras, pesquisas e oficinas, os alunos aprenderão como os tecidos são produzidos desde as fibras até a tecelagem e tricô, entenderão suas diversas características, texturas e qualidades e experimentarão seus melhores usos para a produção de vestuário de acordo com suas especificidades.
Marketing de moda 1
Embora criativa, a moda é uma indústria e o design de moda também é afetado por uma estratégia de marca, segmentação de mercado ou posicionamento de preço. Neste módulo, os alunos aprenderão as ferramentas básicas de marketing e explorarão os principais fatores de sucesso que levam a marca de moda ao sucesso.
Terceiro Atelier: Imprint
O terceiro atelier é realizado como o terceiro ano do Curso de Bacharelado. No âmbito dos Programas de Ensino Superior, o terceiro atelier equivale a um HE Nível 6. No processo final da sua experiência de aprendizagem, os alunos irão concentrar-se em expressar a sua própria voz como designer. Através do desenvolvimento de uma Mini-Coleção, será solicitado que pensem em termos de criatividade pessoal, técnicas de construção adequadas, contemporaneidade, proposta de venda e posicionamento únicos. O objetivo final aqui é preparar um portfólio exclusivo de vestuário para ser usado como trampolim para busca de emprego dentro da indústria ou acesso ao Curso de Pós-Graduação do IFA chamado “Design de Moda Contemporâneo”.
Design de moda 3
O foco principal da 3ª edição do módulo de design de moda é criar uma coleção completa e profissional de moda feminina ou masculina de acordo com um determinado tema. Cada aluno terá que desenvolver seus próprios conceitos e interpretações, desenhar silhuetas incluindo acessórios, construir um plano de coleção e criar fichas técnicas completas de 4 a 6 peças que serão produzidas pelos alunos. No final do processo, os alunos terão de apresentar o seu portefólio de coleções a um júri profissional.
Design de moda digital 3
Na última parte deste módulo, o objetivo principal será apoiar o processo de design de moda e criar um layout pessoal e criativo para o portfólio da coleção final.
Modelagem e Drapeamento 3
Neste módulo final, os alunos terão de desenvolver 3 a 6 protótipos a partir da coleção que criaram. Eles realizarão pesquisas sobre volumes, encontrarão a metodologia certa para desenvolver um padrão da maneira mais eficiente e finalizarão o padrão das roupas que terão que produzir após uma sessão de modelagem em modelos.
Produção 3
No módulo de produção, os alunos terão que encontrar e escolher os tecidos mais adaptados, identificar os melhores métodos de costura e soluções de acabamento para produzir os seus protótipos da forma mais profissional. No final deste processo, a melhor coleção e protótipos serão selecionados pelo júri para serem exibidos no desfile anual de moda Bachelor Fashion Design da IFA Paris.
Marketing de moda 2
Continuando a explorar as principais teorias e práticas de marketing, os alunos terão que definir uma estratégia de marketing para sua coleção final com o mercado-alvo, posicionamento de preços, distribuição e estratégia de comunicação.
Carga de trabalho do aluno ao longo dos 3 anos
2112 horas de palestras presenciais
2444 Horas de Autoestudo
180 horas de rede da indústria