Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Polytechnic Institute of Tomar
Informação chave
Localização do campus
Tomar, Portugal
Línguas
Português
Formato de estudo
No campus
Duração
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Frequência
Tempo integral, Meio período
Propinas
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Prazo de inscrição
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Data de início mais cedo
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Introdução
Objectivos
O programa de estudos tem por objetivo a promoção de saberes e competências adequadas aos desafios do novo milénio, no âmbito da gestão do comportamento em contexto organizacional, o desenvolvimento de processos de gestão e liderança, visando a eficiência organizacional, e o acompanhamento e atualização permanente, da interligação dos conhecimentos e práticas educativas com o mundo laboral. E ainda, procurar valorizar a pessoa como "recurso dos recursos", na qualidade distintiva da Gestão dos Recursos Humanos. A designação do curso está implicitamente relacionada com o desempenho de funções de direção de recursos humanos, gestão estratégica de Recursos Humanos, técnicos de recursos humanos com intervenção nas áreas; de recrutamento e seleção profissional, formação e orientação profissional, gestão administrativa de recursos humanos, saúde organizacional, gestão de carreiras profissionais, consultoria na área do comportamento organizacional. Objetivos específicos:
- Proporcionar aos licenciados uma formação de reconhecida solidez concetual;
- Obter elevados níveis de notoriedade e reconhecimento empresariais;
- Proporcionar aos licenciados um amplo leque de escolhas profissionais e uma elevada empregabilidade efetiva;
- Proporcionar aos licenciados uma forte ligação às empresas e práticas empresariais no seu state of the art;
- Proporcionar aos licenciados a articulação e inserção nos atuais contextos de negócios nacionais e internacionais;
- Proporcionar aos licenciados um conjunto de competências transversais em gestão necessárias à compreensão da realidade organizacional;
- Proporcionar aos licenciados um sólido conjunto de competências específicas de Gestão de Recursos Humanos essenciais a um desempenho profissional de elevada qualidade;
- Proporcionar uma sólida base deontológica para a integração profissional.
Saídas profissionais
De acordo com o perfil da WFPMA (Federação Mundial das Associações de Gestão de Recursos Humanos), podem-se distinguir diferentes níveis e papéis inerentes aos profissionais de RH. Consoante o nível de intervenção nas organizações, existem várias saídas profissionais para este tipo de diplomados:
- Administrador/ Gestor de Topo;
- Especialista Funcional;
- Líder de Equipa;
- Gestor Médio ou Gestor Executivo.
Segundo o seu papel no contexto organizacional podem ser especialistas, generalistas ou estratégicos consoante o tipo de organização e sua dimensão. Assim sendo, o perfil destes diplomados pode passar por:
- Diretor de Recursos Humanos;
- Gestor e Técnico de Recursos Humanos;
- Assessor de Administração;
- Gestor de Comportamento Organizacional;
- Gestor e Consultor de Formação Profissional;
- Consultor e Especialista;
- Diretor de Relações Públicas;
- Técnico de Comunicação Institucional.
Resultados da aprendizagem
Os detentores do grau de licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional deverão ser capazes de:
- perspetivar estrategicamente na organização a gestão de recursos humanos; influenciar os processos de mudança e desenvolvimento organizacional; influenciar as mutações culturais e o clima da organização; elaborar políticas de gestão e de desenvolvimento de pessoal, tendo em conta as estratégias globais e sectoriais da organização; selecionar e aplicar, de forma adequada, técnicas de gestão e de desenvolvimento de pessoal; orientar e intervir em processos de negociação e conflito; aplicar corretamente a legislação e a regulamentação social; colaborar na gestão global da organização, através das vertentes técnica, comportamental e administrativa; desenvolver as suas capacidades de relacionamento e de auto conhecimento; desenvolver políticas de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; conceber e treinar competências para promoção da eficácia/eficiência organizacional; formar pedagogicamente formadores; formar investigadores na área social das organizações.