Bacharelato em Ambiente e Sustentabilidade
Villaviciosa de Odón, Espanha
DURAÇÃO
4 Years
LÍNGUAS
Inglês, Espanhol
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
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PROPINAS
EUR 10 446
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Queres fazer parte das soluções que vão melhorar o mundo em que vivemos? Preparamo-lo para ser uma força motriz da mudança no ambiente e em tudo o que o afecta.
A Licenciatura em Ambiente e Sustentabilidade da Universidad Europea é um programa de quatro anos leccionado em inglês que visa formar profissionais das ciências ambientais que procuram mudar o mundo, contribuindo para a consciencialização social e pessoal dos problemas ambientais.
O diploma de bacharel em ciências do ambiente irá dotá-lo de competências para liderar equipas que encontrem soluções para questões ambientais através de acções como engenharia ambiental, agricultura biológica, reciclagem, turismo ecológico e empreendedorismo, e consultoria ambiental, entre outras.
Tornar-se ambientalista e adquirir conhecimentos sobre o ambiente e a sustentabilidade, graças a um modelo curricular e académico baseado na aprendizagem experimental e a mais de 400 horas de estágios.
Informações importantes: Este programa está em processo de modificação e pode sofrer alterações.
Porquê estudar para um Bacharelato em Ambiente e Sustentabilidade?
- As instalações mais avançadas: Poderá adquirir conhecimentos e treinar o seu raciocínio nos nossos laboratórios de física, geologia, biologia, hidrologia e meteorologia, entre outros. A Universidad Europea oferece-lhe as instalações mais avançadas, equipadas com a tecnologia mais avançada para que possa tirar o máximo partido do nosso modelo académico inovador.
- Modelo académico único: Baseado na integração curricular, na educação interprofissional, na aprendizagem experimental e no trabalho em projectos inovadores de desenvolvimento sustentável ou de cooperação internacional.
- Estágios nos melhores centros: Mais de 400 horas de estágios durante o currículo em pequenos grupos a partir do 1º ano. Além disso, poderá completar a sua formação na sua área de eleição em centros do sector e empresas de referência como Exus Management, Bio+, Grefa, CSIC Fundación Unicef, etc.
- Desfruta de uma experiência internacional: Como estudante da Licenciatura em Ambiente e Sustentabilidade, poderá usufruir de uma estadia de 11 dias no Quénia, onde completará o curso de estudo e conservação de grandes mamíferos africanos, organizado pela Biomass Association, com mais de 10 anos de experiência no Quénia. Com esta experiência teórico-prática, irá abordar conteúdos centrados na conservação da biodiversidade e na monitorização de grandes mamíferos.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Queremos ajudá-lo. Se quiser estudar na Universidad Europea , terá à sua disposição uma ampla seleção de bolsas próprias e oficiais.
Currículo
A Licenciatura em Ambiente e Sustentabilidade da Universidad Europea de Madrid não procura tanto atualizar a Licenciatura em Ciências Ambientais, mas criar uma nova licenciatura adaptada às necessidades atuais. Este currículo pretende incutir nos alunos os conhecimentos mais essenciais das ciências ambientais, mas incorporando nas suas prioridades a cooperação para o desenvolvimento e a sustentabilidade como elementos-chave, bem como o conhecimento das novas tecnologias e a aquisição de competências que surgiram ao longo das últimas duas décadas em torno desenvolvimento sustentável global, para alcançar o objectivo de Uma Só Saúde.
Durante os primeiros anos do curso de graduação, você adquirirá conhecimentos mais gerais e depois, orientado por seus professores, descobrirá em qual área das ciências ambientais gostaria de se especializar.
Primeiro ano
- Fundamentos Matemáticos e Físicos Aplicados à Ciência Ambiental
- Química Inorgânica Aplicada à Ciência Ambiental
- Química Orgânica Aplicada à Ciência Ambiental
- Biologia I
- Biologia II
- Geologia
- História da Consciência Ambiental e Uma Saúde
- Microbiologia Ambiental
- Botânica
- Ecologia Integrativa e Saúde Planetária
Segundo ano
- Estatisticas
- Psicologia Ambiental e Liderança
- Direito e Política Ambiental
- Ética Ambiental
- Zoologia
- Biogeografia
- Conservação de espécies
- Conservação do Espaço
- Gestão de Energia Não Renovável
- Gestão de Energias Renováveis
- Ciência do Solo: Solo e Poluição
- Epidemiologia Ambiental e Saúde Pública
Terceiro ano
- Meteorologia e Climatologia: Ar e Poluição
- Hidrologia: Água e Poluição
- Gestão de Bases de Dados Ambientais e Estatísticas Aplicadas
- Sistema de Informações Geográficas
- Poluição Física: Radiação e Ruído
- Economia Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Indústria 4.0
- Toxicologia e Medicina Ambiental
- Risco Ambiental e Segurança
- Saúde e Segurança Alimentar
- Restauração de Ecossistemas
- Consultoria Ambiental
Quarto ano
- Reciclando
- Remediação e Biorremediação
- Gestão da Paisagem e Planejamento do Uso do Solo
- Avaliação Ambiental e Declaração de Impacto Ambiental (EIA)
- Cooperação para o Desenvolvimento
- Empreendedorismo Verde
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável
- Conceitos Básicos de Programação
- Modelagem, Inteligência Artificial e Redução da Pegada Ambiental
- Turismo Verde
- Agricultura orgânica
- Engenharia Ambiental
- Técnicas de Análise Físico-Química
- Estágios
- Projeto de fim de curso
Resultado do programa
Habilidades básicas
- CB1. Os alunos demonstraram o seu conhecimento e compreensão de uma área de estudo proveniente do ensino secundário geral e encontram-se normalmente num nível em que, com o apoio de manuais mais avançados, também podem demonstrar conhecimento dos mais recentes desenvolvimentos na sua área de estudo.
- CB2. Os alunos podem aplicar os seus conhecimentos ao seu trabalho ou vocação de forma profissional e possuir as competências que normalmente se evidenciam na formação e defesa de opiniões e na resolução de problemas na sua área de estudo.
- CB3. Os alunos podem reunir e interpretar dados relevantes (geralmente dentro de sua área de estudo) para formar opiniões que incluem a reflexão sobre questões sociais, científicas ou éticas relevantes.
- CB4. Os alunos podem comunicar informações, ideias, problemas e soluções para públicos especializados e não especializados.
- CB5. Os alunos desenvolveram as habilidades de aprendizagem necessárias para realizar estudos adicionais de uma maneira muito mais independente.
Habilidades interdisciplinares
- CT1. Criatividade. Criatividade para criar novas ideias, chegar a conclusões ou resolver problemas de forma original. Requer conhecimento, curiosidade, imaginação e avaliação de alternativas. O nível mais essencial de criatividade manifesta-se como descoberta e o mais elevado é a inovação.
- CT2. Comunicação estratégica. Capacidade de transmitir eficazmente mensagens (ideias, conhecimentos, sentimentos, argumentos), tanto verbalmente como por escrito, de forma a que os interesses dos diferentes agentes envolvidos na comunicação estejam estrategicamente alinhados.
- CT3. Habilidades digitais. Capacidade que permite o uso eficaz e seguro das tecnologias de informação e comunicação. Auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e é uma habilidade fundamental para busca e análise de dados, pesquisa, comunicação, aprendizagem e participação inclusiva na sociedade.
- CT4. Liderança influente. Capacidade de influenciar os outros, de poder liderá-los ou orientá-los para objetivos concretos em momentos de constante mudança derivada dos ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos (VUCA) do mundo atual. Líderes influentes são modelos e podem alcançar alto desempenho e melhores resultados. Seu comportamento generoso, ético, empático e alto nível de inteligência emocional permitem que atuem como modelos, alcançando alto desempenho e motivação em suas equipes.
- CT5. Trabalho em equipe. A capacidade que desenvolve a inteligência social para cooperar com os outros na consecução de um objetivo comum, participando ativamente, empaticamente e praticando a escuta ativa, bem como a comunicação eficaz e o respeito para com todos os membros, com maturidade e eficiência. Na era digital, essa eficácia traduz-se na capacidade de trabalhar com outras pessoas em ambientes multiplataforma, multiculturais, multilingues e multidisciplinares de uma forma fluida e orientada para objetivos.
- CT6. Análise crítica. Capacidade de integrar a análise com o pensamento crítico na avaliação de diferentes ideias ou possibilidades e do seu potencial de erro, com base em evidências e dados objetivos que conduzam a uma tomada de decisão eficaz e válida. Trata-se de aprender a localizar, extrair, analisar e interpretar informações e dados confiáveis para estudar, examinar e raciocinar, podendo assim concluir com rapidez e eficiência, como exige o mundo atual.
- CT7. Resiliência. A capacidade das pessoas de se adaptarem a situações adversas e inesperadas que geram estresse, seja ele pessoal ou profissional, superando-as e até transformando-as em oportunidades de mudanças positivas. Esta capacidade resulta num crescimento profundo da pessoa, tornando-a consciente das suas limitações, saindo da sua zona de conforto, aprendendo com os obstáculos, desenvolvendo a sua inteligência emocional e aprendendo a perseverar em situações difíceis.
- CT8. Habilidades éticas e sociais. Capacidade de desenvolver-se adequadamente na profissão e de conviver em uma sociedade plural e em um mundo diverso. Esta capacidade visa desenvolver cidadãos globais responsáveis, conscientes da desigualdade e sensíveis à diversidade num mundo global. Consciência ética e compromisso social. Internacional, multilíngue, flexível e adaptável em ambientes multiculturais.
Habilidades gerais
- CG1. Resolver um problema ambiental de forma multidisciplinar.
- GG2. Compreender e analisar as dimensões temporais e espaciais dos processos ambientais.
- GC3. Integrar as evidências experimentais encontradas em estudos de campo e/ou laboratório com conhecimentos teóricos.
- CG4. Interpretar os dados qualitativa e/ou quantitativamente.
- CG5. Integrar os avanços científicos no meio ambiente na vida cotidiana.
- CG6. Classifique os riscos ambientais.
- CG7. Compreender a interacção entre ambiente e saúde.
- GC8. Gerenciar informações, comunicar e educar sobre questões ambientais.
Habilidades específicas
- CE1: Analisar e usar ferramentas matemáticas, estatísticas e físicas para resolver questões ambientais.
- CE2: Utilizar e interpretar corretamente os termos químicos, a nomenclatura química, as reações químicas e as principais características de cada um.
- CE3: Descrever os processos que determinam o funcionamento dos seres vivos em cada nível organizacional, analisando as relações entre os elementos que compõem um ecossistema e a sua localização geográfica.
- CE4: Identificar, representar e reconstruir estruturas tectônicas e os processos que as geram, relacionando tipos de rochas e estruturas a ambientes geodinâmicos e interpretando sistemas de informação geográfica.
- CE5: Estabelecer ligações entre o comportamento humano e as condições ambientais e sociais em que os humanos vivem, revendo a evolução histórica e a legislação em matéria ambiental.
- CE6: Descrever e analisar a morfologia, taxonomia e sistemática dos reinos animal e vegetal, classificando os microrganismos e sua aplicação prática na saúde e para fins ambientais.
- CE7: Planejar, administrar, conservar, valorizar economicamente e restaurar recursos naturais.
- CE8: Expor e interpretar os princípios do desenvolvimento sustentável e como eles são incorporados ao ambiente socioeconômico, bem como sua relação com os sistemas de qualidade e gestão ambiental.
- CE9: Utilizar linguagem de programação para realizar análises estatísticas de dados relacionados ao meio ambiente.
- CE10: Avaliar o impacto ambiental de projetos, planos e programas para montar e realizar estudos de impacto ambiental.
- CE11: Conceber e executar planos de desenvolvimento e recuperação do ambiente natural e rural, aplicando e analisando os princípios básicos do planeamento e gestão do uso do solo.
- CE12: Desenhar e propor medidas integradas de saúde, higiene e prevenção de riscos ocupacionais.
- CE13: Desenhar planos de gestão de resíduos, desde a recolha e triagem até ao tratamento.
- CE14: Assessoria sobre recursos naturais, sua gestão e conservação, na formulação de políticas, regulamentos, planos e programas de desenvolvimento.
- CE15: Gerenciar com eficiência o tratamento e saneamento dos recursos hídricos de acordo com o meio ambiente.
- CE16: Elaborar e testar técnicas de prevenção e controle da poluição.
- CE17: Elaborar planos de utilização de energia de forma compatível com a conservação ambiental e o bem-estar social.
- CE18: Conceber e executar programas de educação e sensibilização sobre o ambiente, bem como projetos de marketing que promovam negócios verdes e medidas de cooperação para o desenvolvimento.
- CE19: Identificar e descrever os principais elementos tóxicos encontrados no meio ambiente que impactam a saúde e escolher o tratamento adequado para cada um dentre os diversos tipos de tratamentos.
- CE20: Escrever, apresentar e defender um projeto final de licenciatura original, como resultado da combinação dos conhecimentos, capacidades e competências adquiridas durante a licenciatura.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Atualmente, há uma crescente preocupação social com questões ambientais, como resultado da mudança global evidente e drástica (mudanças climáticas, perda de biodiversidade, introdução de espécies exóticas, fragmentação de habitats, etc.). Os cidadãos também estão cada vez mais conscientes de que o meio ambiente, os indivíduos e as doenças são parte de um triângulo auto-reforçador. Portanto, é importante integrar o conhecimento ambiental com a saúde humana, pois ambos os conceitos interagem (o que é integrado no conceito de "Saúde Planetária").
Como resultado, a sociedade requer cada vez mais trabalhadores especializados em resolver problemas ambientais, e que também saibam atender às necessidades atuais a partir de uma perspectiva multifatorial e transversal. No futuro, haverá necessidade de perfis profissionais não apenas com conhecimento e habilidades ambientais, mas também aqueles que gerem aspectos diretamente relacionados à biotecnologia, à Indústria 4.0, ao empreendedorismo verde, à cooperação para o desenvolvimento sustentável ou à gestão territorial global.
Esses graduados poderão atuar em áreas como:
- Cooperação internacional e para o desenvolvimento.
- Assessoria institucional em desenvolvimento sustentável.
- Gestão sustentável da terra, sistemas de gestão da qualidade ambiental, economia circular.
- Consultoria ambiental e avaliação de impacto.
- Pesquisa e desenvolvimento (tanto em empresas privadas quanto para instituições governamentais ou ONGs).
- Gestão de resíduos e reciclagem.
- Conselhos sobre o modelo da Indústria 4.0.
- Treinamento e educação ambiental.
- Empreendedorismo em áreas como turismo verde, agricultura orgânica ou comércio justo.