Graduação em ciência da computação
Université Catholique de Bukavu

Informação chave
Localização do campus
Bukavu, Congo, República Democrática do
Línguas
Francês
Formato de estudo
No campus
Duração
Contactar Escola
Frequência
Tempo integral
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Sep 2023
bolsas de estudo
Introdução
graduação em ciência da computação
(Opção: Informática de Gestão e Redes e Telecomunicações)
A Faculdade de Ciências da UCB existe desde 2003 e tinha no início apenas o Departamento de Ciências da Computação. A abertura deste Departamento respondeu na época a uma necessidade sem precedentes de fornecer ao grande Kivu e seus arredores executivos universitários altamente qualificados na área de informática. Há vários anos que os responsáveis estratégicos da UCB têm consciência da dupla necessidade de consolidar gradualmente esta Direcção de Informática, cuja importância continua a crescer, diversificando a oferta formativa face às necessidades da Empresa.
Desta consciência nasceu, desde o início do ano letivo 2015-2016, o novíssimo Departamento de Ciências do Ambiente bem como a opção de Redes e Telecomunicações que coexiste com a de Informática de Gestão na Licenciatura em Ciências da Computação. Este ímpeto de consolidação da existente dupla abertura de novos horizontes está apenas no seu início porque a médio prazo, a abertura de novos Departamentos (reflexões já avançadas a favor da Arquitectura e Construção, Engenharia de Software) permitirá a muitas famílias deixar de enviar suas filhas e filhos para regiões muito remotas e apresentando riscos multifacetados para treinamento geralmente caro com uma relação qualidade/custo amplamente discutível.
Na atual fase de seu desenvolvimento, nosso corpo docente contém, portanto, o departamento de ciências da computação que forma engenheiros de computação e o de ciências ambientais (ainda em seu primeiro ano) que fornecerá a Kivu e toda a região sua primeira geração de cientistas treinados no acoplamento de estudos e ações em questões ambientais.
Enquanto se aguarda a eficácia dos esforços nacionais para uma ligação bem-sucedida do nosso sistema de ensino ao sistema LMD, o treinamento na UCB dura mais cinco (5) anos, incluindo três (3) anos de Graduação e dois (2) anos de Licença.
Até à data, a Faculdade de Ciências já formou 225 engenheiros informáticos e aguarda pacientemente o necessário lento amadurecimento dos seus futuros primeiros especialistas em Ciências do Ambiente.
II. ATRIBUIÇÃO
A missão do nosso corpo docente é preencher gradualmente a lacuna existente na região de Kivu, em todo o Congo e arredores em executivos científicos altamente qualificados para o seu desenvolvimento harmonioso e respeitoso dos valores éticos e ambientais.
III. VISÃO
A nossa Faculdade experimentou um dinamismo palpável durante vários anos. Pretende conquistar a médio prazo, reconhecimento nacional e internacional como quadro de excelência para a formação ao serviço do Desenvolvimento.
Abrirá o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, bem como a opção de Engenharia de Software em um futuro próximo. A expansão gradual da sua oferta formativa envolvendo nas mesmas proporções enormes necessidades em modelação e outros reforços de ensino de métodos quantitativos, estamos já a realizar um estudo sobre a viabilidade de um departamento de Matemática Aplicada composto por uma licenciatura geral com ênfase em estatística e modelação em Licença.
Tal Departamento responderá também às necessidades pedagógicas quotidianas de toda a universidade dada a transversalidade das Ciências Matemáticas ao mesmo tempo que expressa os sinais de um certo amadurecimento da nossa Faculdade.
4. DEPARTAMENTOS
1. Departamento de Ciência da Computação
Opção:
- Gerenciamento de TI
- Redes e Telecomunicações
2. Departamento de Ciências Ambientais
V. PESSOAL
A secretaria do corpo docente é composta por:
- Um Reitor da Faculdade
- Um supervisor educacional e
- Um secretário administrativo
Para melhor apoiar os seus alunos na procura de estágio, foram criadas duas unidades: supervisão de estágio e supervisão de investigação.
O corpo académico e científico permanente é constituído por doze (12)
membros, incluindo três (3) professores titulares e nove (9) assistentes, quatro (4) dos quais estão em formação de doutorado. Esta relativamente pequena equipe permanente é muito auxiliada pelo empenho e colaboração de vários Professores Visitantes altamente qualificados que vêm dos quatro cantos da terra (UNILU, UNIKIN, UNIKIS, UB-Burundi, UCAC, Yaoundé 1, MIT-Boston, UCL , ULB, etc.).
VI. RECURSOS MATERIAIS
Atendendo a que os cursos teóricos oferecidos nas várias vertentes da Faculdade de Ciências requerem complementos práticos, a Faculdade de Ciências dispõe de um moderno laboratório com capacidade para mais de 150 alunos bem como ligação à internet.
Para o Departamento de Ciências Ambientais, existem várias parcerias entre a Faculdade e os atores envolvidos na promoção do meio ambiente (Museu Ecológico do Kivu do Sul, CRSN-Lwiro, INERA-Mulungu, etc.
PERFIL DOS CANDIDATOS DE INGRESSOS:
Possuir diploma estadual (independente da opção);
PERFIL DOS CANDIDATOS DE SAÍDA
- Analistas programadores;
- Especialistas em Redes e Telecomunicações;
- Especialistas em Ciências Ambientais (estudo de impacto ambiental, desenho de projetos ambientais em sentido geral).
Sobre a escola
Perguntas
Cursos Similares
Bacharel em Ciência da Computação com Aplicações de Negócios (com Opção de Diploma Duplo)
- Geneva, Suíça
BEng (Hons) Engenharia de Software
- London, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Bacharel em Ciência da Computação Aplicada Programa Curto
- Geel, Bélgica