Keystone logo
University Bocconi Bacharel em Ciências Econômicas e Gestão para Arte, Cultura e Comunicação
University Bocconi

Bacharel em Ciências Econômicas e Gestão para Arte, Cultura e Comunicação

3 Years

Inglês, Italiano

Tempo integral

Solicitar prazo de inscrição

Solicitar a data de início mais próxima

EUR 12 689 / per year *

No campus

* *sujeito a reajuste

bolsas de estudo

Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos

Introdução

O programa oferece uma forte preparação na área de Economia e Negócios, juntamente com um foco diferenciado nas humanidades , aprimorando suas habilidades de avaliação crítica. A variedade de assuntos abordados é o que o diferencia dos outros programas de bacharelado da Bocconi.

Os graduados deste programa trabalham em uma ampla gama de empresas e instituições em diferentes setores, mas a abordagem e os métodos de ensino do programa o tornam particularmente adequado para estudantes interessados em indústrias artísticas (museus, teatros e casas de leilões), setores culturais (edição, música , e televisão) e áreas criativas (moda, design, comunicação e desenvolvimento urbano).

Oferece uma abordagem comparativa. Profissionais de gestão e empreendedores estão preparados para ambientes internacionais que exigem capacidade de adaptação e interação com diferentes culturas e idiomas.

Durante o programa, você se concentrará especialmente no gerenciamento de projetos por meio de projetos em grupo e workshops inspirados em empresas e instituições e gerenciados por membros do corpo docente. A aprendizagem ativa é uma característica essencial do currículo e a interação entre alunos com diferentes origens incentiva a troca de pontos de vista e o desenvolvimento de habilidades de escuta.

Você viverá em uma cidade movimentada e emocionante: Milão é um cenário ideal, devido ao grande número de oportunidades de contato e encontro com empresas de todos os setores e instituições culturais de todos os tipos.

Estrutura do Programa

Primeiro ano

Tópicos principais

  • Gestão de Empresas e Instituições Culturais
  • Filosofia da Arte
  • Abordagens Críticas às Artes
  • Economia
  • Matemática
  • História Econômica
  • Lei
  • Primeira língua estrangeira
  • Ciência da Computação

Durante o primeiro ano, você terá uma base sólida em economia, gestão, métodos quantitativos e direito, com foco nas indústrias e setores criativos, que serão fortalecidos durante o segundo ano.

O programa também conta com cursos específicos na área de humanidades. Em particular, Método e Pesquisa em Artes está organizado em 3 cursos (distribuídos pelo primeiro e segundo ano), e permite aos alunos aprender a linguagem artística e cultural típica da tradição ocidental. O primeiro curso introdutório, no primeiro ano, é obrigatório.


Segundo ano

Tópicos principais

  • Contabilidade
  • Estatisticas
  • Organização
  • Antropologia Cultural
  • Abordagens Críticas às Artes
  • Segunda língua estrangeira
  • Seminário de Soft Skills

No segundo ano, você continuará estudando os principais tópicos relacionados à economia e gestão nas indústrias culturais. A contabilidade ensinará a lógica e as técnicas básicas da contabilidade corporativa e como ler documentos relacionados. Organização irá ajudá-lo a entender como uma empresa/instituição está organizada e os comportamentos individuais e dinâmicas de grupo dentro dela.

Em seguida, você fará outro curso de humanidades, Antropologia Cultural, e concluirá Método e Pesquisa em Artes com dois cursos monográficos que fornecerão a formação adequada necessária para ler, compreender e apreciar criticamente áreas específicas, o que pode levar a uma escolha de carreira. Eles podem ser escolhidos livremente entre:

  • Artes Visuais e Culturas
  • Informação, Narração, Mídia
  • Música e Artes Cênicas

Finalmente, você participará de um seminário destinado a melhorar suas habilidades de liderança e gestão.


Terceiro ano

Tópicos principais

  • Marketing
  • Finança
  • Estratégia Competitiva em Indústrias Criativas
  • Direito Empresarial
  • Oficina
  • Programa de intercâmbio
  • Estágio
  • Relatório final

No último ano, você completará sua preparação gerencial nas indústrias criativas estudando tópicos como Marketing, Estratégia, Finanças (tanto finanças corporativas quanto mercados e instituições financeiras) e Direito Empresarial. Além disso, você terá que escolher um workshop (ou substituí-lo por um estágio):

  • Decisões de Comunicação e Consumo Cultural
  • Pesquisa de mercado para ambientes culturais
  • Políticas de Arte e Cultura
  • Turismo, Identidade Local e Gestão de Destinos
  • A transformação do setor cultural e do mercado de arte: questões críticas e casos
  • Modelos de negócios específicos de cada país em moda e luxo
  • A Indústria Global de Imaginários
  • A Sustentabilidade da Produção Local em um Mundo Global
  • Disrupção digital e empreendedorismo

Você também pode participar de um programa de estudos no exterior em uma das universidades parceiras no exterior.

Os requisitos do programa estão sujeitos a alterações.


Oportunidades Internacionais

Estudar no exterior pode ser uma grande oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal, permitindo que você se desafie em um ambiente multicultural. O Programa de Intercâmbio lhe dá a chance de passar um semestre no exterior em uma universidade parceira, começando em seu programa de Bacharelado em Ciências.

Programas de intercâmbio

Programas de um semestre com universidades parceiras de prestígio, incluindo:

  • Universidade Erasmus (Holanda)
  • Universidade de Nova York, Stern School of Business (EUA)
  • Universidade de San Andrés (Argentina)
  • Singapore Management University (Cingapura)
  • Universidade de Tecnologia, Sydney (Austrália)


Oportunidades de carreira

A maioria dos licenciados em Economia e Gestão das Artes, Cultura e Comunicação continua a sua formação ao nível da pós-graduação; os graduados também podem ter acesso direto ao mercado de trabalho.

Os graduados podem atuar na gestão de instituições e empresas criativas e culturais, atuando em marketing e comunicação; Vendas e distribuição; administração, planejamento e controle, gestão financeira; e planejamento, organização e gestão de eventos.

As competências incluem a interpretação das linguagens artísticas e a análise das dinâmicas culturais no mundo atual e o seu impacto nas relações sociais; análise de mercados, vendas, canal e gestão de consumidores com particular referência a instituições e empresas de comunicação, criação e cultura; e preparação e análise de demonstrações financeiras, planejamento e controle de gestão, e aspectos legais relacionados, principalmente direitos autorais e marcas.

As oportunidades de carreira para os graduados podem ser em pequenas, médias e grandes empresas; empresas públicas, privadas e sem fins lucrativos; empresas que forneçam bens ou serviços relacionados com as áreas das questões sociais e arte, cultura, comunicação, espectáculo, desporto, turismo, moda e design e meios de comunicação social e meios digitais ou que iniciem uma iniciativa empresarial; iniciantes.

Admissão

Todos os anos, a Universidade Bocconi seleciona os melhores candidatos e define um número de alunos que podem ser admitidos em seus programas, a fim de garantir as melhores condições de acolhimento e sucesso no caminho acadêmico e facilitar a entrada de nossos graduados no mundo profissional.

Normalmente, um total de 2.700 vagas estão disponíveis para alunos do primeiro ano dos programas de Bacharelado em Ciências e Mestrado Integrado em Direito. As turmas são compostas por aproximadamente 100 alunos para programas de bacharelado ministrados em inglês e aproximadamente 120 alunos para programas de bacharelado ministrados em italiano. As aulas de Mestrado Integrado em Direito (ministradas apenas em italiano) são compostas por cerca de 140 alunos.

Sobre a escola

Perguntas

Cursos Similares

  • Bacharel em Ciências Políticas de Desenvolvimento Econômico e Social
    • Chicago, Estados Unidos da América
  • Bacharel em Economia
    • Limassol, Chipre
  • BSc in Economics and Business Administration (Campus Herning)
    • Herning, Dinamarca