Keystone logo
University of Nyiregyhaza

University of Nyiregyhaza

University of Nyiregyhaza

Introdução

A Universidade de Nyíregyháza é uma das instituições destacadas das universidades de ciências aplicadas do país, onde a investigação, a educação de alta qualidade e a atenção pessoal são combinadas com uma excelente infraestrutura.

A instituição desempenha um papel regional principalmente na Grande Planície do Norte, e dentro dela, no condado de Szabolcs-Szatmár-Bereg, que se situa na zona nordeste do país, na fronteira leste da União Europeia, a 230 km da capital. Pelo seu território, é o sexto maior e, pela sua população, é o terceiro condado mais populoso, faz fronteira com a Ucrânia a nordeste, a Roménia a sudeste e a Eslováquia, a noroeste. O papel central da logística, que tem significado para a Europa Oriental e nacional, é indiscutível. Nyíregyháza é a sétima maior cidade do país, com quase 120 mil habitantes. É uma cidade em desenvolvimento dinâmico, o motor económico e cultural da região.

A Universidade de Nyíregyháza está localizada na faixa verde da cidade, junto ao parque florestal do Sóstó, onde funciona como um verdadeiro campus e é atualmente sede de mais de 3.500 estudantes. A nossa universidade aceitou os desafios do século XXI, implementando um programa de educação e desenvolvimento de infraestruturas que nos tem dado a conhecer nacional e internacionalmente. O complexo construtivo do nosso campus, bem como a inovação que lhe está associada, foram galardoados com o primeiro prémio no concurso mundial de arquitetura da FIABCI e do Wall Street Journal na categoria de “edifícios públicos” em 2009. Também prestamos grande atenção à melhoria da qualidade de vida dos estudantes com deficiência, uma vez que a nossa universidade está acessível em todo o campus.

Os antecedentes locais da formação agrícola e técnica na nossa universidade podem ser traçados até à década de 1930. A história da formação de professores nas nossas instituições antecessoras está presente na cidade desde 1914. Durante a integração organizacional implementada em 2000 e a partir da transformação estrutural interna, foi criado o Colégio de Nyíregyháza, que opera como Universidade de Nyíregyháza desde 1 de janeiro de 2016 como universidade de ciências aplicadas.

Realizamos investigação e formamos especialistas num total de 12 institutos nas áreas das humanidades, formação de professores, ciências sociais, economia, artes, engenharia, agricultura, informática, ciências naturais e desporto. A nossa estrutura de formação inclui formação profissional no ensino superior, formação de licenciados, formação de professores, formação de mestrados disciplinares e formação especializada em serviço. Cobrimos quase todo o espectro da pedagogia. Caracterizamo-nos por conhecimentos práticos, formação orientada para a prática, relações empresariais alargadas, uma comunidade habitável, e décadas de experiência educativa e profissional baseada na tradição (e.g., nos domínios técnico, agrícola e formação de professores).

Em ligação com 3 disciplinas principais (ciências naturais e matemáticas inanimadas, ciências naturais vivas, humanidades e ciências sociais), a Universidade de Nyíregyháza desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento em vinte e oito disciplinas, incluindo ciências agrárias, investigação agrotécnica, ciências biológicas,

humanidades, filosofia e ciências históricas (psicologia, educação), ciências da terra, ciências do ambiente, economia (sociologia, ciências regionais), ciências técnicas, linguística e literatura, bem como trabalho científico nos domínios das artes e do desporto.

Um objetivo importante da Universidade de Nyíregyháza é tornar-se internacional e expandir as relações internacionais, pelo que apoiamos e ajudamos os nossos futuros parceiros e estudantes estrangeiros na conclusão bem-sucedida dos seus estudos. A instituição dispõe de programas de mobilidade da União Europeia em bom funcionamento, que proporcionam uma grande oportunidade para professores e estudantes se desenvolverem profissionalmente, aprenderem sobre as culturas internacionais e ganharem uma experiência inestimável. O processo de internacionalização da nossa universidade é reforçado pela cooperação com o Brasil e a Coreia do Sul, que pode proporcionar aos nossos estudantes uma oportunidade de estágio internacional no campo agrícola. Os nossos parceiros mais recentes em colaborações de investigação educacional são a Universidade dos Emirados Árabes Unidos, a Universidade de Kajaani, a Universidade da Cidade de Moscovo e a Escola de Línguas da Universidade de Malta para a renovação metodológica do ensino da língua inglesa. O nosso papel internacional é reforçado pelo apoio à cooperação de investigação com a China e o Equador no âmbito do concurso ERASMUS KA107.

Tratamos o prosseguimento da internacionalização da instituição e o aumento do número de estudantes estrangeiros como um objetivo estratégico. É por isso que, para além de aumentar a nossa visibilidade internacional, temos colocado a principal ênfase na construção de relações internacionais e na participação em colaborações educativas e de investigação nos últimos anos. Para alcançar o acima, conseguimos fazer grandes expansões organizacionais, de recursos humanos e de infraestrutura. Os antecedentes da educação, alojamento, TI, bem como a organização e recursos humanos para o acolhimento dos alunos que estudam em língua estrangeira são assegurados a um nível elevado.

Estatística

Atualmente oferecemos um total de 13 cursos de graduação em inglês e 2 programas preparatórios de um ano em inglês para estudantes internacionais. Destaca-se na nossa oferta formativa o curso de 2 semestres 'Húngaro como língua estrangeira', que também oferecemos como parte de uma universidade de verão.

    Recursos do campus

    As antecessoras da Universidade de Nyíregyháza foram instituições de ensino superior com prestígio nacional e internacional, com quarenta anos de tradição e experiência profissional. A partir de 1 de janeiro de 2016, a instituição tornou-se uma universidade de ciências aplicadas, com o intuito de preservar os valores acumulados pelos antecessores e implementar uma estratégia capaz de responder às exigências em constante mudança do século XXI.

    A Universidade de Nyíregyháza tem um perfil específico de ensino e pesquisa com a missão de proporcionar pesquisa acadêmica e transferência de conhecimento. Além disso, os campos educacionais práticos da universidade – programas de bacharelado, programas de formação dual de bacharelado, programas de mestrado, plataformas de P&D orientadas para a prática – atendem às necessidades das atuais demandas econômicas e sociais. O objetivo da Universidade de Nyíregyháza é atuar como catalisador da área, cumprindo o seu papel educativo com a cooperação dos institutos de ensino superior nacionais e internacionais. A Universidade de Nyíregyháza oferece uma ampla gama de programas educacionais. Com base no número de alunos, os programas mais populares são formação de professores, engenharia, ciências agrícolas, economia, esportes, ciências naturais e informática. As artes liberais, as ciências sociais e a mediação artística estão proporcionalmente presentes na educação. Além disso, os resultados da pesquisa e as potencialidades da universidade também são frequentemente apresentados ao público, na forma de Palestras Universitárias Abertas e Palestras Noturnas para Pesquisadores.

    Nos últimos dez anos, os projetos de desenvolvimento de infraestrutura deram à universidade as instalações, infraestrutura e tecnologia e equipamentos de última geração necessários. Hoje, o campus é uma verdadeira cidade dentro da cidade – vencedor do prémio de melhor edifício público do mundo – um agradável complexo de edifícios modernos localizados num pitoresco parque onde alunos e professores utilizam os mais avançados equipamentos técnicos e instalações educativas disponíveis. Em linha com as necessidades de internacionalização, o Grupo de Relações Internacionais supervisiona as colaborações internacionais da Universidade de Nyíregyháza, promove as oportunidades de mobilidade para estudantes, pessoal docente e administrativo e investigadores, e apoia as iniciativas de apresentação de projetos internacionais no âmbito dos programas Erasmus+ e CEEPUS bem como outros projetos.

      Admissões

      Procedimento de candidatura para candidatos autofinanciados

      Admission steps for degree-seeking foreign students:

      1. Choosing a study programme or courses in English
      2. Documents Required to Apply:
      • Academic certificates and Transcripts (Attested by Ministry and English translation)
      • Cópia do passaporte com foto que comprove a cidadania
      • Curriculum vitae
      • Motivation Letter
      • Comprovante de proficiência no idioma (não obrigatório) Para comprovar realizaremos uma entrevista online
      • Medical certificate

      Comprovante de comprovante de pagamento da taxa de inscrição (100 EUR, não reembolsável)
      IMPORTANTE : O valor total deverá chegar na conta bancária da Universidade. Não aceitaremos sua inscrição se o valor recebido não for total.

      1. Por favor, envie-nos o formulário de inscrição on-line preenchido com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição
      2. Receiving an official email from the University about the received application form
      3. Após análise dos documentos de candidatura envio de email oficial informando a data exata da entrevista
      4. Breve entrevista oral via Internet (para verificar o conhecimento intermediário de inglês fluentemente forte e orientação profissional, motivação)
      5. Sending an official email about the final decision
      6. Sending the Conditional Letter of Acceptance via email
      7. Asking to transfer the tuition fee to the bank account of the University

      IMPORTANT: The total full amount must arrive at the University bank account. We will not accept your application if the received amount is not full.

      1. Sending the Final Acceptance Letter via email which is the official declaration that the student is accepted and the tuition has been arrived
      2. Visa procedure (With the Acceptance Letter students have to visit the nearest Hungarian Embassy and apply for the visa. In case the visa is not granted to you, our institute will refund the tuition fee in 45 days.)
      3. Arriving at the University.

      Depois de chegar, os alunos podem se mudar diretamente para o quarto do albergue estudantil. Na próxima etapa, eles deverão visitar o Escritório de Relações Internacionais local. Todos os certificados originais deverão ser apresentados à Universidade. Os estudantes devem assinar um seguro saúde de longo prazo e pagar antecipadamente pelo primeiro ano. Os formulários de inscrição necessários devem ser preenchidos e o Contrato do Estudante deve ser assinado. (Inscrição.) Os estudantes devem visitar o escritório de imigração mais próximo e solicitar um cartão de autorização de residência. Os mentores dos alunos irão ajudá-los.

      The University of Nyíregyháza cooperates with official partner agencies These companies will help students go through the application and visa application processes. You can see the list of our partners on our webpage, please turn to them without extra fees.

      Taxa de candidatura: 100 EUR (não reembolsável) - a pagar no mesmo momento da candidatura.

      As propinas de dois semestres devem ser pagas antecipadamente após a admissão.

      Accommodation:

      Gostaria de ficar no dormitório da Universidade de Nyíregyháza localizado diretamente no campus?
      Você deve pagar as taxas de dormitório conforme indicado na Carta de Aceitação Condicional junto com a mensalidade antecipadamente.

      Observe que não podemos lidar com inscrições incompletas - se algum dos documentos listados acima estiver faltando ou se a mensalidade transferida não for o valor exigido, não poderemos prosseguir com sua admissão.

      Detalhes da conta bancária:
      Número da conta bancária IBAN: HU49 1176 3440 4582 0883 0000 0000
      Código Swift (BIC): OTPVHUHB
      Nome do titular da conta: Nyíregyházi Egyetem / Universidade de Nyíregyháza
      Nome do banco receptor: OTP Bank Nyrt.
      Sede do banco destinatário: Hungria, 1051 Budapeste, Nádor u. 6.

      Please write the following information in the message/remark section of the bank transfer sheet:

      • Your full name:
      • Your degree program
      • 2023/2024 (Academic year)

      Please note that the application fee (100 EUR) is necessary and non-refundable. The tuition fee is also non-refundable except for the following cases:

      • The University shall refund the full tuition fee paid by the applicant if the program is cancelled.
      • The University shall refund the tuition fee paid by the applicant after deducting the transfer fee if the applicant attends the visa interview and submits all necessary documents and the Authority still rejects his/her visa request. In this case, the applicant is asked to provide the University with a copy of the rejection letter.
      • Certificado de Medicina Geral
        (A cópia digitalizada de um atestado médico de estado de saúde satisfatório emitido não antes de três meses antes da solicitação. Os atestados médicos gerais podem comprovar que o requerente não tem as seguintes doenças: AIDS, Hepatite A, B, C ou qualquer outra epidemia condições.
      • Visa and Residence Permit

      Na Carta de Aceitação Condicional o Candidato será informado do pagamento das propinas. Após o recebimento das mensalidades, a Carta de Confirmação (Carta de Aceitação Final) será emitida e enviada ao aluno por e-mail. É o documento oficial de que o aluno foi aceito e a mensalidade chegou. Com este documento, os alunos podem iniciar o pedido de VISTO. Os estudantes devem optar por um Visto de Estudante que lhes dá direito a uma autorização de residência para fins de estudo na Hungria.

      • Os cidadãos da União Europeia podem entrar na Hungria com o seu bilhete de identidade ou passaporte e necessitam de um Cartão Europeu de Seguro de Saúde.
      • Citizens of non-European countries have to apply personally for a student residence permit at the nearest Hungarian Consulate.
      • Se o pedido de visto for recusado, a Universidade reembolsará as propinas pré-pagas no prazo de 45 dias. Tenha em atenção que o Requerente deverá solicitar o reembolso por escrito, indicando a conta bancária preferida (declaração) e anexando a carta de decisão relativa à recusa do visto.
      • All students admitted to the academic programme in English are required to have valid health insurance for the whole period of residence in Hungary for extra fees.

      Informações de contato
      László ZSITNYÁR
      Coordenador Internacional
      Universidade de Nyíregyháza
      Sóstói 31/b.
      HU-4400 Nyíregyháza
      Hungria
      telefone: 00 36 42 599-400 /2511

      Localizações

      • Nyíregyháza

        Sóstói út,31/B, 4400, Nyíregyháza

        Perguntas