Brazilian School of Public and Business Administration

Introdução

A Escola

A Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (EBAP/FGV) foi criada no dia 15 de abril de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, como a primeira escola de administração pública do Brasil e da América Latina. A EBAP surgiu por meio de uma parceria entre a FGV e as Organizações das Nações Unidas (ONU) para atender a demanda por profissionais qualificados na área pública no país.

Em 2002, a EBAP passou a se chamar Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas (EBAPE), confirmando também a sua atuação no setor privado, que na verdade, sempre existiu desde sua origem. A Escola conquistou credibilidade, legitimidade e uma capacidade surpreendente de agregar conhecimento de alto nível aos seus estudantes, introduzindo-os em um processo produtivo de excelência.

119996_adolescent-adult-blur-933964.jpg

Pioneirismo da EBAPE

  • Primeira escola a oferecer curso superior em administração no Brasil e na América Latina;
  • Os primeiros livros de administração no Brasil foram publicados na Escola;
  • Primeira instituição a usar o sistema de crédito e matrícula por disciplina no Brasil;
  • Primeira presidência e sede da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração;
  • Em 1961, o professor da EBAPE e ex-deputado Federal, Alberto Guerreiro Ramos, foi o autor da proposta de regulamentação da profissão de administrador, certificada pela lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965.

Missão

Construir e disseminar conhecimento em administração, fortalecendo a sinergia entre o público e o privado, formando profissionais capazes de influenciar, com rigor conceitual e metodológico, o pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil.

119998_adult-beautiful-book-2393789.jpg

Infraestrutura

Na FGV/EBAPE, o aluno encontrará uma estrutura tecnológica compatível com a sua excelência acadêmica. A Escola possui laboratórios de informática, onde estão instalados softwares científicos. Todos são equipados com monitores LCD, leitor/gravador de DVD e pool de impressão. Os equipamentos podem ser utilizados durante o horário de funcionamento das faculdades, exceto quando os laboratórios estão em uso para as disciplinas práticas.

A Escola oferece também cobertura de rede sem fio para acesso à internet e uma equipe de profissionais qualificados para prestar suporte às dúvidas tecnológicas recorrentes dos alunos e professores, o Núcleo de Salas.

As salas de aula da FGV/EBAPE são equipadas com ar-condicionado e têm capacidade para receber aproximadamente 50 alunos em cada uma delas. A Fundação Getulio Vargas disponibiliza cinco auditórios para realização de eventos, seminários, workshops e aulas.

Localização

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é cidade mais famosa do Brasil e se destaca no cenário mundial por apresentar uma economia forte e promissora. Com uma população superior a 15 milhões de habitantes, é a segunda maior economia do Brasil, oferecendo condições vantajosas para a instalação de empresas e realização de novos investimentos. Mas nada se compara ao seu potencial turístico. Todo ano, a cidade recebe milhares de turistas de várias partes do mundo atraídos por suas lindas praias e belezas naturais, pelo carnaval e, principalmente, pela alegria dos cariocas.

119997_brazil-dawn-fog-161212.jpg

A FGV

A FGV fica situada em Botafogo, na Zona Sul no Rio de Janeiro, de onde é possível avistar uma das paisagens mais privilegiadas da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil: o Pão de Açúcar. O prédio principal da FGV, inaugurado em 20 de dezembro de 1968, foi planejado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna internacional.

Em frente ao prédio está a Enseada de Botafogo, que possui uma extensa ciclovia, ideal para caminhadas e a prática de atividades físicas. Vizinha de bairros tradicionais do Rio de Janeiro, como Copacabana, Flamengo, Humaitá, Jardim Botânico, Urca, Glória, Catete e o Centro, a FGV/EBAPE conta ao seu arredor com hotéis, albergues, estações do metrô, linhas de ônibus, shoppings, bares, comércio de rua, além de estar próxima de edifícios comerciais, onde estão sediadas grandes empresas nacionais e internacionais.

Acreditações Internacionais

AACSB International (AACSB)

119994_aacsb-logo-accredited-vert-color-rgb-reduzido.png

A FGV EBAPE conquistou em 2018 o selo da AACSB International (AACSB), maior acreditadora americana para escolas de negócios. No Brasil, apenas três escolas de negócios brasileiras possuem este selo. Com o processo de acreditação, a AACSB busca promover o engajamento, acelerar a inovação e ampliar o impacto na educação executiva. O reconhecimento internacional do credenciamento especializado da AACSB para programas de negócios nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado reforça a excelência do corpo docente e do ensino de ponta da escola e seu comprometimento com a melhoria contínua em todos os programas. Integrar a AACSB significa, portanto, fazer parte de um grupo seleto de escolas com os mais altos padrões de ensino em negócios e gestão do mundo e com uma rede de alunos altamente qualificados.

European Foundation for Management Development (EFMD)

119995_equis_logo13-lr_0.png

A FGV EBAPE conquistou em 2014 o selo da acreditação internacional EQUIS do European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD), umas das certificações mais importantes do mundo acadêmico. O credenciamento EQUIS da EFMD (European Foundation for Management Development), órgão internacional que avalia instituições de ensino de administração representa um importante reconhecimento internacional da qualidade da escola, sendo concedido apenas a instituições que atendem os mais exigentes padrões internacionais de qualidade em ensino e pesquisa. No Brasil, apenas quatro instituições possuem este selo além da FGV EBAPE. O EQUIS é válido para universidades e faculdades que comprovem alto grau de internacionalização.

International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA)

International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA) concedido ao Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP). Este reconhecimento internacional, regido pelas normas do Conselho de Administração da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA), é concedido às instituições com altíssimos padrões de excelência para a educação e formação na Administração Pública.

119999_beautiful-beauty-brazilian-woman-1102341.jpg

Nota CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

  • Programa Acadêmico | Mestrado e Doutorado em Administração | Nota 7 (sete). Nota máxima para programas que possuem curso de Mestrado e Doutorado.
  • Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) | Nota 5 (cinco), nota máxima para programas que oferecem apenas curso de Mestrado.
  • Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) | Nota 4 (quatro), nota de excelência para um programa Stricto Sensu em sua primeira avaliação.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) . Avaliação quadrienal 2017.

Melhor curso de Administração do Brasil

O curso de Graduação em Administração da FGV EBAPE obteve a nota máxima nos indicadores de qualidade divulgados pelo Ministério da Educação. O curso obteve a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP | 2015.

Nota Máxima no IGC: 5

Classificada como uma das melhores Faculdades do Brasil segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado em 21 de fevereiro de 2018 pelo Ministério da Educação (MEC).

A Escola se encontra no seleto grupo das instituições de ensino superior que obtiveram a nota máxima, ou seja, 5 (cinco) na avaliação. Em todo o Brasil, apenas 1,45% das instituições de ensino superior possuem o conceito máximo.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP | 2018

Nota máxima para o curso de Graduação em Administração

Pelo 7º ano consecutivo, nota máxima na avaliação realizada pelo Guia do Estudante.

Localizações

Rio de Janeiro

Address
Edifício Roberto Campos - R. Jorn. Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22231-010
Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Bailrigg

Address
Lancaster University
LA1 4YW Bailrigg, Inglaterra, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Montreal

Address
McGill University
Rue Sherbrooke Ouest,845

H3A 0G4 Montreal, Quebec, Canadá

Yokohama

Address
Yokohama National University
240-8501 Yokohama, Prefeitura de Kanagawa, Japão

Bengaluru

Address
Indian Institute of Management Bangalore
560051 Bengaluru, Karnataka, Índia

Acreditações

EFMD Equis Accredited
AACSB Accredited